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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23843
metadata.dc.type: | Dissertação |
Título : | Identificação do nível de maturidade em gestão do conhecimento das instituições de ensino superior: uma avaliação da Escola de Administração da UFBA |
Autor : | Matos Junior, Urbano Cerqueira |
metadata.dc.creator: | Matos Junior, Urbano Cerqueira |
Resumen : | Uma das consequências do uso intenso, consistente e consciente do conhecimento nas organizações foi a mudança na importância do uso dos recursos organizacionais. O conhecimento e seu uso para criação e inovação passaram a ser os fatores de produção mais valorizados e procurados para geração de diferenciais competitivos que permitam às organizações sobreviver e vencer neste mundo globalizado. A criação de novos conhecimentos depende da interação contínua entre as pessoas, que ocorre através das trocas e relações sociais, dos diálogos e debates que ocorrem dentro de um grupo. As interações geram, portanto, novas perspectivas, novas premissas e novas compreensões da realidade fazendo com que os conhecimentos individuais gerem novas formas de saberes em âmbito individual e coletivo, potencializando, desse modo, suas formas de produção, difusão e socialização. Surgiu, naturalmente, a necessidade de avançar nos aspectos e mecanismos de gestão dos conhecimentos organizacionais, a fim de evitar não apenas a perda do capital intelectual ou mesmo as possibilidades do seu aproveitamento, mas também de garantir que estejam disponíveis e acessíveis às pessoas certas no momento e espaços certos, dando origem a uma nova área acadêmica e corporativa que passou a ser denominada Gestão do Conhecimento (GC). Especificamente em relação às Instituições de Ensino Superior – IES, observa-se que estas são organizações eminentemente baseadas em conhecimento, e que o utilizam tanto para sua produção social (ensino, pesquisa e extensão) quanto para qualificar seus processos de gestão, o que torna a GC estratégica para as IES. Em função disto, esta pesquisa procurou identificar o grau de Maturidade em Gestão do Conhecimento em uma IES,usando como caso de estudo a Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia. Para a pesquisa foram desenvolvidos: pesquisa bibliográfica, entrevistas e levantamento com pesquisa estruturada a integrantes da instituição. Concluiu-se que a instituição observada tem uma grande carência de processos e práticas que lhe ajudem a gerir seus conhecimentos, o que pode estar gerando perdas de conhecimento de eficácia e de competitividade institucional. |
Palabras clave : | Conhecimento Gestão do Conhecimento Instituições de Ensino Superior Universidade Federal da Bahia – UFBA Escola de Administração da Bahia |
metadata.dc.subject.cnpq: | Ciências Sociais Aplicadas |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA |
metadata.dc.publisher.program: | NPGA |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23843 |
Fecha de publicación : | 4-ago-2017 |
Aparece en las colecciones: | Dissertação (NPGA) |
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