Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23411
Tipo: Dissertação
Título: Calendários, estações do ano e a senóide, o sol, coordenadas geográficas: conexões com a matemática dos ensinos fundamental e médio
Autor(es): Ribeiro, Adriano Caribé
Autor(es): Ribeiro, Adriano Caribé
Abstract: Este trabalho tem por finalidade falar sobre tópicos interessantes ligados à Astronomia, que tenham conexões com a Matemática dos Ensinos Fundamental e Médio e que estejam ao alcance da compreensão dos alunos do Ensino Médio. Neste trabalho vamos falar sobre calendários: o Calendário Juliano, Calendário Gregoriano (os dias que nunca existiram) e o Calendário Muçulmano. Em seguida mostraremos como podemos usar funções trigonométricas para calcular, com boa aproximação, a declinação do Sol e ainda relacionar o gráfico da função seno às estações do ano . Vamos desmistificar a falsa ideia que os alunos têm de que o Sol fica a pino todos os dias ao meio dia. E, por fim, vamos mostrar como a sombra mínima de uma vareta ao longo de um dia pode nos ajudar na determinação da nossa localização.
Palavras-chave: Calendários
Declinação do Sol
Estações do Ano
Sol a pino
Sombra mínima
CNPq: Ensino da Matemática
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23411
Data do documento: 29-Jun-2017
Aparece nas coleções:Dissertação (PROFMAT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DissertaçãoAdriano.pdf3,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.