Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23186
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Eventos adversos nasofaríngeos da pressão positiva contínua em vias aéreas em pacientes com asma grave e apneia obstrutiva do sono
Título(s) alternativo(s): Revista de Ciências Médicas e Biológicas
Autor(es): Landeiro, Renata Brito Rocha
Salles, Cristina
Amaral, Santine Ferreira do
Souza-Machado, Adelmir
Autor(es): Landeiro, Renata Brito Rocha
Salles, Cristina
Amaral, Santine Ferreira do
Souza-Machado, Adelmir
Abstract: Introdução: Pacientes com asma grave e síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS) apresentam frequência elevada de sintomas sugestivos de rinite, tais como ressecamento nasal e de faringe, rinorréia e espirros que podem ser agravados com o tratamento com pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP). O CPAP constitui-se em uma das opções terapêuticas para indivíduos com SAOS moderada e grave. Apesar de efetivo, a adesão ao CPAP nasal (nCPAP) é variável, sendo a intolerância à máscara e a presença de sintomas nasofaríngeos problemas clínicos observados. Objetivo: descrever os efeitos adversos nasofaríngeos da nCPAP durante a titulação em pacientes com asma grave e SAOS. Metodologia: Foram avaliados 21 indivíduos asmáticos adultos de ambos os sexos, admitidos no Programa de Controle da Asma na Bahia. Todos realizaram polissonografia basal e com titulação de CPAP; receberam orientação sobre o tratamento e foram submetidos a um criterioso ajuste da máscara. Resultado: Entre os pacientes estudados, 20 (95,2%) apresentaram sintomas nasofaríngeos durante a titulação de CPAP. Ressecamento de faringe e oral foram os sintomas mais frequentes, pois estiveram presentes em 12 (57,0%) e 8 (38,1%) dos pacientes. Outros sintomas relatados foram: 7 (33,4%) cefaleia, 6 (28,5%) obstrução nasal, 6 (28,5%) prurido nasal, 4 (19,1%) ressecamento nasal, 4 (19,1%) dor compressiva, 3 (14,2%) rinorréia, 3 (14,2%) lesão na pele, 2 (9,6%) ressecamento ocular e 1 (4,8%) espirros. Conclusão: Pacientes asmáticos submetidos à terapia com nCPAP apresentaram elevada frequência de ressecamento oral e de faringe.
Palavras-chave: Asma.
Apneia obstrutiva do sono.
Editora / Evento / Instituição: Instituto de Ciências da Saúde/ Universidade Federal da Bahia
Citação: Rev. Ciênc. Méd. Biol., Salvador, v. 13, n. 3 – especial, p. 337-341, set./dez. 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23186
Data do documento: Set-2014
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PPGPIOS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
13_v.13_3.pdf643,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.