Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23178
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Impacto da Doença de Parkinson na funcionalidade e qualidade de vida de idosos em uma unidade de referência geriátrica na cidade de Salvador – Bahia
Otros títulos : Revista de Ciências Médicas e Biológicas
Autor : Pinheiro, Igor de Matos
Santos, Lorena Lima Soares
Novaes de Paula, Lorena Cecília
Costa, Ana Caline Nóbrega da
metadata.dc.creator: Pinheiro, Igor de Matos
Santos, Lorena Lima Soares
Novaes de Paula, Lorena Cecília
Costa, Ana Caline Nóbrega da
Resumen : Introdução: Doença de Parkinson (DP) é a segunda enfermidade neurodegenerativa mais prevalente entre idosos. Os indivíduos acometidos por essa doença podem experimentar prejuízos funcionais, emocionais e sociais durante a progressão da doença, com impacto negativo na qualidade de vida (QV). Objetivo: Descrever o impacto da doença de Parkinson na funcionalidade e qualidade de vida de idosos acompanhados em uma unidade de referência geriátrica na cidade de Salvador-Bahia. Metodologia: Estudo descritivo de corte transversal realizado no Centro Geriátrico Júlia Magalhães (CGJM) das Obras Sociais Irmã Dulce. Foram incluídos idosos, sem alteração cognitiva, de ambos os sexos, que estivessem realizando terapia com reposição dopaminérgica e em acompanhamento no Ambulatório de Parkinson do CGJM, no período de fevereiro a maio de 2013. Excluíram-se pacientes com outras enfermidades neurodegenerativas que comprometessem funcionalidade e cognição. Avaliaram-se as condições clínicas e sociodemográficas, estadiamento motor (Escala de Hoehn and Yahr – modificada), capacidade funcional (Índice de Barthel Modificado) e qualidade de vida (PDQ-39 – Parkinson´s Disease Quality of Life Questionnaire). Todas as variáveis foram analisadas por estatística descritiva. Resultados: 17 idosos participaram do estudo, média da idade de 75,75 + 8,34 anos, 52,9% era do gênero feminino, 76,5% apresentou ligeira dependência funcional e pior percepção da QV nos domínios mobilidade (42,14%), suporte social (54,79%) e desconforto corporal (45,47%). Conclusão: A maioria dos idosos avaliados apresentou ligeira dependência funcional e pior percepção da QV nos três domínios citados. A descrição dessas condições clínicas, funcionais e sociais permite melhor compreensão do caráter multidimensional da DP.
Palabras clave : Doença de Parkinson.
Qualidade de Vida.
Saúde do idoso.
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Instituto de Ciências da Saúde/ Universidade Federal da Bahia
Citación : Rev. Ciênc. Méd. Biol., Salvador, v. 13, n. 3 – especial, p. 292-297, set./dez. 2014.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23178
Fecha de publicación : sep-2014
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (PPGPIOS)

Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.