https://repositorio.ufba.br/handle/ri/22969
Tipo: | Dissertação |
Título: | Parábola e suas Aplicações |
Autor(es): | Cerqueira, Adriano Almeida |
Autor(es): | Cerqueira, Adriano Almeida |
Abstract: | Esse trabalho surgiu da percepção da necessidade de se modificar o olhar sobre o estudo das parábolas no Ensino Médio, partindo da premissa de que elas já fazem parte da vida dos alunos, não havendo, portanto, nenhum obstáculo pedagógico para a antecipação do conteúdo já no 1o ano, e não no 3o, como consta na matriz curricular do MEC, no que se refere ao ensino de Cônicas. Para tanto, abordamos o tema de forma prática, sugerindo aos Professores de Matemática ações que prestigiem o conhecimento prévio dos alunos, suas habilidades e a construção do lugar geométrico utilizando apenas régua e compasso, uma vez que é possível perceber a familiarização dos educandos com o conteúdo por se mostrar presente em diversas atividades do seu dia a dia. Além disso, o fato de já possuírem no 1o ano do Ensino Médio o domínio de conteúdos que são pré-requisitos para o estudo das parábolas, como Geometria Plana, por exemplo, facilita o processo de construção de novas possibilidades para abordar o tema em questão. |
Palavras-chave: | Cônicas Construções e Geometria Plana |
CNPq: | Ensino da Matemática |
País: | brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.program: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22969 |
Data do documento: | 12-Jun-2017 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PROFMAT) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
adriano.pdf | 2,11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.