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metadata.dc.type: Dissertação
Título : O papel da assessoria de comunicação na divulgação da produção científica e tecnológica da Universidade Federal do Maranhão
Autor : Dias, Pablo Ricardo Monteiro
metadata.dc.creator: Dias, Pablo Ricardo Monteiro
Resumen : Este trabalho coloca em pauta a comunicação pública da ciência e o papel das assessorias de comunicação das Universidades, responsáveis por articular políticas, estratégias e instrumen-tos de comunicação capazes de permitir e potencializar o processo de divulgação científica. Assim, realiza-se um diagnóstico analítico-descritivo para investigar como as ações de divul-gação científica estão sendo realizadas pela Assessoria de Comunicação (ASCOM) da Uni-versidade Federal do Maranhão (UFMA), principal produtora de conhecimento científico e tecnológico do estado. Toma-se como suporte a Teoria Social do Discurso, de Norman Fair-clough. Em entrevista com pesquisadores, pró-reitores, servidores da ASCOM e alunos da instituição levantou-se as condições de produção do discurso da divulgação de ciência, tecno-logia e inovação (CT&I). A análise evidenciou uma divulgação científica incipiente, por parte da Assessoria, face à grande produção realizada instituição. As práticas são pontuais e, em geral, relativas à cobertura de eventos científicos. Propõe-se uma reconfiguração da ASCOM e possíveis soluções que possibilitem o acesso coletivo ao conhecimento e tecnologia produ-zido na Universidade, em linguagem comunicacional direcionada aos seus diversos públicos, articulada com os produtores do conhecimento.
ABSTRACT This work schedules the public communication of science and the role of the communication advisory of the Universities responsible for articulating policies, strategies and communica-tion tools capable of enabling and enhancing the process of scientific dissemination. Thus, an descriptive-analytical diagnosis is carried out to investigate how the actions of scientific dis-semination are being carried out by the Advisory Office of Communication (AS-COM) of the Federal University of Maranhão (UFMA), the state's main producer of scientific and techno-logical knowledge. Norman Fairclough's Social Theory of Discourse is supported. In inter-views with researchers, pro-rectors, ASCOM servers and students were raised conditions for the promotion of the discourse of science, technology and innovation (CT & I).The analysis showed an incipient scientific dissemination, on the part of the Advisory, in view of the large production carried out by the institution. The practices are punctual and, in general, related to the coverage of scientific events. It is proposed a reconfiguration of ASCOM and possible solutions that allow collective access to the knowledge and technology produced at the Uni-versity, in a communication language directed to its different publics, articulated with the producers of knowledge.
Palabras clave : Universidade Federal do Maranhão. Assessoria de comunicação- Divulgação de informações
Comunicação- na tecnologia- Avaliação
Gestão do conhecimento
Comunicação nas organizações
Publicações cietíficas
comunicação organizacional
metadata.dc.subject.cnpq: Ciência Social Aplicada
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: EAUFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação Multidisciplinar e Profissional em Desenvolvimento e Gestão Social
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22957
Fecha de publicación : 9-jun-2017
Aparece en las colecciones: Dissertação (PDGS)

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