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Title: Compondo 2.0: uma proposta multirreferencial para o processo metodológico de produção do conhecimento em rede colaborativa para educação a distância
Authors: Souza, Maria Carolina Santos de
???metadata.dc.contributor.advisor???: Macedo, Roberto Sidnei
???metadata.dc.contributor.advisor-co???: Burnham, Teresinha Froes
Keywords: Formação de professor;EAD;Diversidade cultural;Colaboração;Teacher training;Cultural diversity;Collaboration;Ensino a distância
Issue Date: 26-May-2017
Abstract: A presente investigação consiste na continuação da pesquisa realizada durante o mestrado em Ciência da Informação, quando foi proposta uma metodologia para a produção do conhecimento, em rede colaborativa, para educação a distância, denominada COMPONDO. Nesta tese, parte-se do pressuposto de que o acolhimento da diversidade cultural é essencial para a produção colaborativa do conhecimento em EaD, na perspectiva da Difusão do conhecimento; e que os professores, considerando esta crença, precisam estar em contínua formação. Sendo assim, a pesquisa tem como principal objetivo: Propor a noção do etnoformador, ressignificando o papel dos formadores de cursos EaD, incorporando à COMPONDO, ações formativas orientadas e configuradas pela emergência da diversidade cultural. Para isto, adota-se a abordagem multirreferencial e o pensamento complexo como eixo epistemológico; a multirreferencialidade também como eixo metodológico; a investigação sobre o currículo, na perspectiva multirreferencial e complexa; a formação de professores para EaD; a interação cultural, comunidades e redes de aprendizagem, e; os dispositivos tecnológicos, disponíveis na Web 2.0, como eixos teóricos. Diante dessas escolhas a pesquisa é elaborada com a finalidade de: potencializar analiticamente as noções de comunidade, redes de aprendizagem e aprendizagem situada para verificar a possibilidade de serem adotados na COMPONDO 2.0, considerando o processo metodológico de produção do conhecimento característico dessa nova versão; verificar, a partir da pesquisa nos meios formativos da EaD, a possibilidade de se trabalhar com o conceito mediador de etnoformador, ressignificando o papel dos formadores de cursos EaD, e; investigar dispositivos tecnológicos disponíveis na Web 2.0 que podem ser adotadas na COMPONDO 2.0, considerando o problema desta pesquisa.
ABSTRACT This work is the extension of research conducted during the Masters in Information Science, where a methodology for the production of knowledge, collaborative network for distance education, called COMPOSING was proposed. In this thesis, the assumption that acceptance of cultural diversity is essential for collaborative knowledge production in distance education, in view of the diffusion of knowledge; and that teachers therefore need to be in continuous training. Thus, the research aims to propose the notion of ethno former redefines the role of trainers for distance learning courses (EaD), incorporating the COMPOSING, targeted training and configured activities, by the emergence of cultural diversity. In this purpose, a multifaceted approach and complex thinking as epistemological axis were adopted; multireferentiality also as a methodological axis; research on curriculum under complex and multifaceted perspective; teacher training for distance education (EaD); cultural interaction, community and learning networks; and seek the technology available in the Web 2.0 devices as theoretical axes . Facing these choices the research is developed, in order to: enhance analytically the notions of community, learning network, and situated learning to verify the possibility of being adopted in COMPOSING 2.0, considering the methodological process of production of knowledge characteristic of this new version ; verify from the research in the formative means of distance education (EaD), the possibility of working with the mediator concept of ethno former, redefining the role of course distance education trainers; and investigate technological devices available in Web 2.0 that can be adopted in COMPOSING 2.0, taking into account the purpose of this research .
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22612
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