Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/22542
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Construção e análise psicométrica do questionário de distorções cognitivas, versão para adolescentes - (CD-Quest-T).
Authors: Souza, Cláudia Luísa Sena Gomes de
metadata.dc.creator: Souza, Cláudia Luísa Sena Gomes de
Abstract: O CD-Quest (Questionário de Distorções Cognitivas) é um questionário que identifica equívocos lógicos ou distorções cognitivas e é utilizado como instrumento na Terapia Cognitivo-Processual (TCP). O objetivo deste estudo é construir e analisar as propriedades psicométricas do CD-Quest-T, versão para adolescentes em uma amostra de 299 estudantes entre 11 e 17 anos de escolas públicas e privadas em Salvador/BA. Na fase de construção, os itens foram reduzidos de 15 itens para 8 itens e a linguagem foi adaptada para essa faixa etária, a estrutura continuou idêntica a original, que passou pela avaliação de 5 juízes. Na avaliação das propriedades psicométricas do CD-Quest-T, o questionário foi divido para análise em uma escala total e duas subescalas de frequência e intensidade. A consistência interna na escala total foi de (α=0,77). Foi utilizado o SCARED-R (Screen for Child Anxiety Related Emotional Disorders- Revised) e CDI (Children's Depression Inventory) para avaliar a validade convergente, o que confirma a confiabilidade e fidedignidade do instrumento. Portanto, o CD-Quest-T apresenta propriedades psicométricas adequadas e satisfatórias
Keywords: Psicometria
Terapia Cognitiva
Distorções Cognitivas
Adolescentes
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22542
Issue Date: 19-May-2017
Appears in Collections:Dissertação (PPGPIOS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Claudia Luísa Sena.pdf6,53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.