Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21908
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Metacognição e empreendedorismo: ser empreendedor influencia atitudes metacognitivas?
Autor(es): Lima Filho, Raimundo Nonato
Bruni, Adriano Leal
Autor(es): Lima Filho, Raimundo Nonato
Bruni, Adriano Leal
Abstract: Este artigo analisou como sujeitos empreendedores demonstram suas posturas metacognitivas, comparando-os com “não-empreendedores”. A survey envolveu 271 empreendedores e 787 não-empreendedores. Como hipótese, assumimos que a metacognição seria positivamente relacionada com o perfil empreendedor de um indivíduo. Os resultados obtidos a partir de modelo de equações estruturais apontaram que a metacognição é positivamente relacionada com o perfil empreendedor de um indivíduo, indicando que um sujeito empreendedor apresenta um nível metacognitivo superior em relação àqueles que não são empreendedores. Como principal contribuição, os resultados evidenciam a importância de aspectos que envolvem a metacognição e o empreendedorismo, indicando as possíveis excepcionalidades que um indivíduo empreendedor possui e os caminhos para desenvolver a capacidade de pensar sobre seus próprios pensamentos. Com este estudo, também propomos o estudo da Metacognição no Empreendedorismo como uma linha de pesquisa a ser consolidada nacionalmente, de forma que possa apresentar ainda mais resultados que contribuam para o desenvolvimento de todos os atores envolvidos neste contexto.
Palavras-chave: Metacognição
Empreendedorismo
Modelagem de equações estruturais
Survey
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Gestão & Regionalidade
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21908
Data do documento: 2014
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Metacognição e empreendedorismo - ser empreendedor influencia atitudes metacognitivas.pdf129,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.