Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2189
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: "Politics 2.0": a campanha online de Barack Obama em 2008
Other Titles: Revista de Sociologia e Política
Authors: Gomes, Wilson da Silva
Fernandes, Breno
Reis, Lucas
Silva, Tarcizio
metadata.dc.creator: Gomes, Wilson da Silva
Fernandes, Breno
Reis, Lucas
Silva, Tarcizio
Abstract: O artigo examina o estágio mais recente do padrão das campanhas políticas on-line em eleições presidenciais do ponto de vista dos recursos e instrumentos empregados como parte das operações de comunicação política em redes digitais. Como as eleições americanas de 2008, em geral, e a campanha on-line de Barack Obama, em particular, representam a face mais recente e, até o momento, mais exitosa desse tipo de operação política, os recursos e instrumentos empregados na campanha de Obama serão tomados como um estudo de caso. Trata-se, portanto, de uma prospecção sobre uma experiência de emprego de recursos digitais e on-line em campanhas políticas com o objetivo de reconhecer o patamar a que foram levadas as campanhas on-line e de estabelecer generalizações sobre tendências e possibilidades desse tipo de campanha política. Concluímos que, embora o uso dos recursos de comunicação digital não seja a causa do sucesso da campanha de Obama ou mesmo da mobilização gerada e da popularidade que teve entre o eleitorado jovem, eles certamente fazem parte do ambiente social e político que determinou esses fenômenos.
Keywords: campanhas on-line
Barack Obama
internet
comunicação política
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2189
Issue Date: Oct-2009
Appears in Collections:Artigo Publicado em Periódico (FACOM)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
a04v17n34.pdf425,26 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.