Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21852
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : O desenvolvimento de uma escala de transição e adaptação acadêmica
Autor : Pinho, Ana Paula Moreno
Tupinambá, Antonio Caubi Ribeiro
Bastos, Antônio Virgílio Bittencourt
metadata.dc.creator: Pinho, Ana Paula Moreno
Tupinambá, Antonio Caubi Ribeiro
Bastos, Antônio Virgílio Bittencourt
Resumen : A experiência vivida por jovens calouros em universidades é composta por várias facetas. Durante o primeiro ano da universidade, o estudante passa por um processo de adaptação acadêmica marcada por mudanças. Esse período, sendo multidimensional e complexo, necessita ser investigado, principalmente no contexto brasileiro, em que muitas alterações ocorreram no ingresso ao ensino superior e poucos estudos foram desenvolvidos para avaliar as dificuldades de adaptação desses novos estudantes. O objetivo deste estudo foi desenvolver um instrumento que avalie a experiência de transição acadêmica enfrentada por jovens calouros. Participaram da pesquisa 275 estudantes de graduação de duas universidades públicas federais. O instrumento utilizado inspirou-se no Questionário de Experiências de Transição Acadêmica – QETA – introduzido por Stocker e Faria (2008), em Portugal. As análises utilizaram o SPSS –StatisticalPackage for the Social Sciences e princípios da análise fatorial: técnicas de extração de componentes principais e rotação Oblimin direct, com o teste de confiabilidade, Alpha de Cronbach. A escala foi definida em cinco dimensões. Os resultados confirmam a pertinência de algumas dimensões, como pares e professores e traz evidências da importância do ensino médio para o estudo sobre a transição e adaptação acadêmica no contexto universitário.
Palabras clave : Transição acadêmica
Ensino médio
Mudanças comportamentais
Fatores de evasão acadêmica
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21852
Fecha de publicación : ene-2016
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (NPGA)

Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.