Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21371
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Análise da eficácia e seurança do tratamento por estimulação cerebral profunda em pacientes com transtorno obsessivo-compulsivo resistentes ao tratamento convencional: uma revisão sistemática
Autor : Guimarães, André Pessoa Bonfim
metadata.dc.creator: Guimarães, André Pessoa Bonfim
Resumen : O transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) é uma doença psiquiátrica com um elevado grau de incapacidade, caracterizada por obsessões e compulsões. Do ponto de vista epidemiológico o TOC é uma doença que afeta cerca de 1 a 3% da população mundial. Sua fisiopatologia está associada a anomalias da neurotransmissão cerebral no circuito córtico-estriado-tálamo- cortical. O tratamento do TOC consiste basicamente da combinação de terapia cognitivo- comportamental e terapia medicamentosa, principalmente através de inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRS). No entanto, alguns pacientes não respondem ao tratamento de escolha; nesta situação uma técnica invasiva de interrupção de conexões neurais pode ser indicada - a capsulotomia anterior. Esta técnica é irreversível e pode causar danos irreparáveis a esses pacientes. A estimulação cerebral profunda (ECP) tem eficácia no tratamento de perturbações do movimento tais como a doença de Parkinson e tremor essencial. Objetivos: Fazer uma revisão sistemática da literatura médica publicada sobre a eficácia e a tolerabilidade da ECP em pacientes com TOC resistentes ao tratamento convencional. Metodologia: Para a realização desta revisão sistemática foi feita uma busca na literatura científica. Os artigos foram analisados quanto a sua qualidade pelo Critical Appraisal Skills Programme (CASP) e os descritores utilizados foram “Obsessive-Compulsive Disorder” e “Deep Brain Stimulation”. Resultados: A partir da busca nas bases de dados PubMed/MEDLINE, LILACS e Scielo, um total de seis artigos foram selecionados segundo os critérios de elegibilidade. Os estudos incluídos representavam um total de 62 pacientes com transtorno-obsessivo compulsivo resistente ao tratamento convencional e obtiveram uma resposta a ECP variando de 50 a 75%. Efeitos adversos transitórios foram observados em todos os estudos e efeitos adversos permanentes foram observados em um estudo. Conclusão: A ECP mostrou-se uma técnica promissora e relativamente segura para o tratamento de pacientes com TOC resistente ao tratamento convencional.
Palabras clave : Estimulação cerebral profunda
Transtorno obsessivo compulsivo
Núcleo accumben
Núcleo subtalâmico
Cápsula interna
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21371
Fecha de publicación : 8-feb-2017
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Andre Pessoa Bonfim Guimaraes.pdf383,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.