Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21364
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação Médica no Contexto da Docência: A Formação Pedagógica dos Docentes da Faculdade de Medicina da Bahia da Universidade Federal da Bahia.
Autor(es): Sousa, Daniel Andrade Barreto de
Autor(es): Sousa, Daniel Andrade Barreto de
Abstract: A formação de um novo perfil médico, orientado às principais necessidades de saúde da população, é apontado como desafio às escolas médicas contemporâneas. Isso requer atenção aos distintos cenários e sujeitos envolvidos no processo formativo, assumindo o docente médico lugar de destaque nesse estudo. A prática docente na formação médica baseia-se na reprodução de modelos considerados válidos, aprendidos anteriormente, e à experiência da prática cotidiana. Discute-se, então, a aptidão pedagógica do profissional médico no exercício docente, uma vez que a relação educador-educando se dá em esferas diferentes da relação médico-paciente. Parte daqui a necessidade de entender quais caminhos os docentes buscaram para adquirir as habilidades específicas à docência. Objetivo: Este trabalho tem por objetivo descrever a formação, especificamente a formação pedagógica, dos docentes da Faculdade de Medicina da Bahia que atuam no curso de graduação em Medicina. Métodos: Trata-se de um estudo de corte transversal realizado através de aplicação de questionários eletrônicos à todos os docentes do quadro efetivo do curso médico em 2014. O projeto foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição. Resultados: De 225 docentes, obteve-se resposta de 79 (35,1%). Observou-se que 85% dos docentes participantes incluíam a docência no planejamento de sua carreira profissional e 69% acreditavam que a ausência de formação pedagógica acarreta prejuízo no aprendizado discente. No entanto 62,8% não possuía nenhum curso de formação pedagógica e a ampla maioria, 78%, apontou “a pr tica docente” como principal fator para o desenvolvimento de suas habilidades pedagógicas. Conclusões: Conclui-se que os docentes possuem elevada formação específica e pouca formação pedagógica, com o desenvolvimento de habilidades didáticas prioritariamente a partir da própria experiência. Desse modo, ressalta- se a necessidade de investimento na formação pedagógica pelos docentes e de desenvolvimento de programas de educação permanente e aprimoramento do corpo docente pela escola.
Palavras-chave: Educação médica
Educação superior
Docentes de medicina
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21364
Data do documento: 8-Fev-2017
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Daniel Andrade Barreto de Sousa.pdf4,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.