Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21364
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPinto, Lorene Louise Silva-
dc.contributor.authorSousa, Daniel Andrade Barreto de-
dc.creatorSousa, Daniel Andrade Barreto de-
dc.date.accessioned2017-02-08T14:15:40Z-
dc.date.available2017-02-08T14:15:40Z-
dc.date.issued2017-02-08-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21364-
dc.description.abstractA formação de um novo perfil médico, orientado às principais necessidades de saúde da população, é apontado como desafio às escolas médicas contemporâneas. Isso requer atenção aos distintos cenários e sujeitos envolvidos no processo formativo, assumindo o docente médico lugar de destaque nesse estudo. A prática docente na formação médica baseia-se na reprodução de modelos considerados válidos, aprendidos anteriormente, e à experiência da prática cotidiana. Discute-se, então, a aptidão pedagógica do profissional médico no exercício docente, uma vez que a relação educador-educando se dá em esferas diferentes da relação médico-paciente. Parte daqui a necessidade de entender quais caminhos os docentes buscaram para adquirir as habilidades específicas à docência. Objetivo: Este trabalho tem por objetivo descrever a formação, especificamente a formação pedagógica, dos docentes da Faculdade de Medicina da Bahia que atuam no curso de graduação em Medicina. Métodos: Trata-se de um estudo de corte transversal realizado através de aplicação de questionários eletrônicos à todos os docentes do quadro efetivo do curso médico em 2014. O projeto foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição. Resultados: De 225 docentes, obteve-se resposta de 79 (35,1%). Observou-se que 85% dos docentes participantes incluíam a docência no planejamento de sua carreira profissional e 69% acreditavam que a ausência de formação pedagógica acarreta prejuízo no aprendizado discente. No entanto 62,8% não possuía nenhum curso de formação pedagógica e a ampla maioria, 78%, apontou “a pr tica docente” como principal fator para o desenvolvimento de suas habilidades pedagógicas. Conclusões: Conclui-se que os docentes possuem elevada formação específica e pouca formação pedagógica, com o desenvolvimento de habilidades didáticas prioritariamente a partir da própria experiência. Desse modo, ressalta- se a necessidade de investimento na formação pedagógica pelos docentes e de desenvolvimento de programas de educação permanente e aprimoramento do corpo docente pela escola.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação médicapt_BR
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectDocentes de medicinapt_BR
dc.titleEducação Médica no Contexto da Docência: A Formação Pedagógica dos Docentes da Faculdade de Medicina da Bahia da Universidade Federal da Bahia.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesPinto, Lorene Louise Silva-
dc.publisher.departamentFaculdade de Medicina da UFBApt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Daniel Andrade Barreto de Sousa.pdf4,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.