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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21364
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Pinto, Lorene Louise Silva | - |
dc.contributor.author | Sousa, Daniel Andrade Barreto de | - |
dc.creator | Sousa, Daniel Andrade Barreto de | - |
dc.date.accessioned | 2017-02-08T14:15:40Z | - |
dc.date.available | 2017-02-08T14:15:40Z | - |
dc.date.issued | 2017-02-08 | - |
dc.date.submitted | 2016 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21364 | - |
dc.description.abstract | A formação de um novo perfil médico, orientado às principais necessidades de saúde da população, é apontado como desafio às escolas médicas contemporâneas. Isso requer atenção aos distintos cenários e sujeitos envolvidos no processo formativo, assumindo o docente médico lugar de destaque nesse estudo. A prática docente na formação médica baseia-se na reprodução de modelos considerados válidos, aprendidos anteriormente, e à experiência da prática cotidiana. Discute-se, então, a aptidão pedagógica do profissional médico no exercício docente, uma vez que a relação educador-educando se dá em esferas diferentes da relação médico-paciente. Parte daqui a necessidade de entender quais caminhos os docentes buscaram para adquirir as habilidades específicas à docência. Objetivo: Este trabalho tem por objetivo descrever a formação, especificamente a formação pedagógica, dos docentes da Faculdade de Medicina da Bahia que atuam no curso de graduação em Medicina. Métodos: Trata-se de um estudo de corte transversal realizado através de aplicação de questionários eletrônicos à todos os docentes do quadro efetivo do curso médico em 2014. O projeto foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição. Resultados: De 225 docentes, obteve-se resposta de 79 (35,1%). Observou-se que 85% dos docentes participantes incluíam a docência no planejamento de sua carreira profissional e 69% acreditavam que a ausência de formação pedagógica acarreta prejuízo no aprendizado discente. No entanto 62,8% não possuía nenhum curso de formação pedagógica e a ampla maioria, 78%, apontou “a pr tica docente” como principal fator para o desenvolvimento de suas habilidades pedagógicas. Conclusões: Conclui-se que os docentes possuem elevada formação específica e pouca formação pedagógica, com o desenvolvimento de habilidades didáticas prioritariamente a partir da própria experiência. Desse modo, ressalta- se a necessidade de investimento na formação pedagógica pelos docentes e de desenvolvimento de programas de educação permanente e aprimoramento do corpo docente pela escola. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação médica | pt_BR |
dc.subject | Educação superior | pt_BR |
dc.subject | Docentes de medicina | pt_BR |
dc.title | Educação Médica no Contexto da Docência: A Formação Pedagógica dos Docentes da Faculdade de Medicina da Bahia da Universidade Federal da Bahia. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Pinto, Lorene Louise Silva | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Medicina da UFBA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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