Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21333
Tipo: Dissertação
Título: Proposta de Automação Para Holofotes de Um Simulador Solar Contínuo Para Caraterização de Dispositivos Fotovoltaicos
Autor(es): Alfonzo, José Alejandro Moreno
Autor(es): Alfonzo, José Alejandro Moreno
Abstract: Este trabalho descreve a proposta de automação de holofotes modelo DTS SCENA 650/1000 S, a serem usados como iluminador solar contínuo com emissão no visível. O iluminador irá equipar o Laboratório de Certificação de Componentes para Sistemas de Energia Solar Fotovoltaica, localizado no Parque Tecnológico da Bahia, possibilitando verificar a conformidade das normas CEI da Commission Electrotechnique Internationale. Estes dispositivos são fundamentais para os testes de certificação propostos no escopo do projeto de um laboratório de certificação em conformidade com normas brasileiras e internacionais. Foram conduzidos testes que justificam cada uma das soluções adotadas na automação do dispositivo, em especial a distribuição espacial do campo de radiação, comportamento térmico da lâmpada e o impacto do sistema de arrefecimento nas medidas de irradiância. Foram instrumentados cinco holofotes espaçados entre si de 127 milímetros (5 polegadas), de forma a concentrar horizontalmente a iluminação. Além disso, foi instalado um piranômetro de fabricação Kipp-Zonen, modelo CMP-21, em um suporte com dois graus de liberdade para avaliar as características de homogeneidade do campo de radiação exigida pela norma – assim foram testadas uniformidade e estabilidade. A solução tecnológica adotada não só automatizou o mecanismo de ajuste do foco do holofote, o sistema de arrefecimento melhorou seu desempenho emissivo diminuindo erro na estabilidade de 6,02% para 0,46%. Ao final, o protótipo mostra ter classificação A e B em não uniformidade, dependendo da configuração utilizada, classificação A em estabilidade e classificação C em distribuição espectral, em uma escala de três níveis: A, B ou C definidas pela norma CEI 60904-9, resultando em um equipamento robusto e estável.
Palavras-chave: Energia solar – Mecatrônica
Dispositivo fotovoltaico
Microprocessadores
Motores de passo
Piranômetro
CNPq: Integração da Manufatura
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Mecatrônica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21333
Data do documento: 7-Fev-2017
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação José Alejandro Moreno Alfonzo CD.pdf3,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.