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Title: Composições dramatúrgicas das mulheres na obra de Nelson: violência e feminicídio no teatro rodrigueano
Authors: Nascimento, Juliana Maria Girão Carvalho
???metadata.dc.contributor.advisor???: Silva, Hebe Alves da
Keywords: Nelson Rodrigues;Personagens femininas;Composição dramatúrgica;Violência contra a mulher;Feminicídio
Issue Date: 1-Feb-2017
Abstract: Esta tese propõe um trabalho de análise textual do teatro de Nelson Rodrigues, seguido de um processo de composição dramatúrgica, focando-se em determinadas personagens femi-ninas de sua obra dramática. A pesquisa parte de duas categorias de personagens femininas do teatro rodrigueano: as mulheres castas, frias e fiéis, que repudiam a própria beleza e a sexualidade feminina; e as mulheres voluptuosas, belas e transgressoras, que não se enqua-dram nos padrões de esposa recatada e fiel, experienciando sua sexualidade mediante a traição ou a prostituição – e sendo violentamente punidas por isso. Supõe-se, aqui, que d. Eduarda (da peça Senhora dos afogados) é uma personagem emblemática do teatro de Nel-son, na medida em que é constituída por uma ambivalência que a faz possuir traços das du-as categorias referidas acima, além de ser vítima de uma violência punitiva e trágica. Su-põe-se também que, através dessas personagens e dos seus desfechos trágicos e marcados pela violência de gênero, o teatro rodrigueano reflete o tratamento machista e punitivo que a sociedade brasileira dispensa às mulheres que saem do padrão de esposa/mãe recatada. Desse modo, a tese também se propõe a tecer uma articulação entre o contexto sócio histó-rico do início do século XX e o dos dias atuais, no que se refere às temáticas da violência contra a mulher e do feminicídio. Além de mapear e analisar outras personagens igualmen-te ambivalentes e marcadas pela violência, a pesquisa se propõe a embaralhar os traços referentes às duas categorias de personagens (as castas e as voluptuosas), a partir de uma composição dramatúrgica que – tendo por base a ideia de multiplicidade e os procedimen-tos de fragmentação, de montagem e de colagem – produza uma personagem ambivalente ao extremo, que condense e exponha as diversas violências às quais são submetidas as mu-lheres (as do teatro de Nelson e as das reportagens policiais contemporâneas). Assim, esta pesquisa toma d. Eduarda como a coluna vertebral desse processo de análise e composição dramatúrgica, que se apropria de traços de diversas personagens e de fragmentos de nove peças de Nelson, mas que abarca também reportagens policiais sobre assassinatos de mu-lheres na atualidade. Os trabalhos de reflexão e de composição aqui propostos envolvem, além da dramaturgia, outros materiais literários de Nelson Rodrigues, como algumas crôni-cas autobiográficas e contos de A vida como ela é... (RODRIGUES, 2006). Ademais, as noções de espectro (CARLSON, 2009), de princípio (RANGEL, 2006), de pulsão rapsódica e autor-rapsodo (SARRAZAC, 2006; 2009; 2012) se colocam como pontos de ancoragem e de refle-xão para os materiais dramatúrgicos criados durante esta pesquisa, a saber: o jogo Dominó de Fragmentos e a peça Um corpo que trai.
This doctoral dissertation proposes a textual analysis of Nelson Rodrigues theater, accompa-nied with a process of dramatic composition focused on certain female characters from his dramatic works. The research sets forth based on two categories of female characters found in Rodriguean theater: the chaste, cold and faithful women, who reject their own beauty and female sexuality; and the voluptuous, beautiful and transgressor women, who do not fit the standards of a demure and faithful wife, and experience their sexuality through betrayal or prostitution – for which they are violently punished afterwards. This analysis understands that dona Eduarda (of the play ‘Senhora dos Afogados’) is an iconic character in Rodriguean theater, constituted by an ambivalence that grants her with features of both of the afore-mentioned female categories, and a victim of punitive and tragic violence. The analysis also understands thatthrough these female characters and their tragic stories of resolution, marked by gender-based violence, Rodriguean theater reflects upon the punitive and misog-ynist approach given by Brazilian society to women who defy the standard of demure wife/mother. Furthermore, regarding the issues of violence against women and femicide, the dissertation attempts to articulate the socio-historical context of early 20th century with the context of present time. Mapping and analyzing other equally ambivalent characters affected by violence, the research engages in muddling the features of both categories of characters (the chaste and the voluptuous women) by creating a dramatic composition. Based on the idea of multiplicity, as well as the procedures of fragmentation, mounting and assemblage, the composition creates an extremely ambivalent characterwho concentrates and exposes the diverse modes of violence affecting women, both in Rodriguean plays and in current journalistic coverage. In this research, dona Eduarda figures as the backbone of a process of dramatic analysis and composition, which takes in features of diverse characters and fragments from nine plays, while simultaneously encompassing news articles on women killed in recent years. In addition to his dramatic works, the reflection and composition pro-posed in this research involve other literary materials produced by Nelson Rodrigues, includ-ing some of his autobiographical short stories in A vida como ela é…(RODRIGUES, 2006), published in the English language as Life as it is. Moreover, the notions of spectrum (CARL-SON, 2009), principle (RANGEL, 2006), ‘rhapsodic drive’ (pulsion rhapsodique) and ‘rhap-sode-author’ (l’auteur rhapsode) (SARRAZAC, 2006; 2009; 2012) are taken as reflection and anchor points for the dramatic materials created during this research process: the game Dominó de Fragmentos and the play Um Corpo queTrai.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21275
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