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Title: Internacionalização universitária e interculturalidade: análise dos programas federais interuniversitários sul-sul durante a gestão Lula.
Authors: Rosa, Soraya
???metadata.dc.contributor.advisor???: Thürler, Djalma
Keywords: Internacionalização;Universidade;Diplomacia;Brasil;Cultura;Cooperação;Desenvolvimento
Issue Date: 24-Jan-2017
Abstract: A ideia central deste projeto foi elaborada a partir do estudo da dimensão global da Política Externa brasileira que, nos últimos anos (2003-2010), teve como uma de suas principais vertentes o compromisso de contribuir para a promoção do desenvolvimento da relação entre a América Latina, a África e a Ásia, em especial, no que diz respeito – frente aos desafios da cultura para os mecanismos efetivos de integração – ao processo de internacionalização universitária. Esta pesquisa se fundamentou na proposta de investigar as ações internacionais diplomáticas brasileiras do Governo LULA, tendo como foco o segmento de internacionalização da educação superior brasileira, levando em consideração a transversalidade da cultura e seus desafios. O texto aqui apresentado é resultado da experiência profissional adquirida na área de Relações Internacionais e internacionalização do ensino superior, aliada à pesquisa acadêmica baseada nos conhecimentos adquiridos como aluna do mestrado do IHAC: EISU. Têm-se entre os principais objetivos, analisar historicamente os procedimentos de internacionalização universitária e, após contextualizar a Política Externa durante a gestão do Ex-Presidente Lula, identificar os programas que favoreceram as ações de internacionalização universitárias que foram desenvolvidas pelo Brasil neste período levando em consideração os aspectos e desafios técnicos e culturais deste contexto. Por fim, levando em consideração as pesquisas realizadas, pretende-se sugerir um novo caminho, processual e metodológico, para os processos de internacionalização universitária. Como referenciais de pesquisa foram realizadas a revisão de literatura e a utilização de instrumentos de análise qualitativa e quantitativa, através de pesquisas bibliográficas e contatos realizados com Universidades, Instituições Públicas e Organismos Internacionais que tenham, em seu histórico, linhas de cooperação acadêmica internacional. Dessa forma, esta pesquisa busca fortalecer a construção do pensamento de que o desenvolvimento de iniciativas acadêmicas globais, efetivamente intercambiadas e integradas por meio da interculturalidade, possibilita a libertação social por meio de ampliação e dos saberes, favorecendo – com efetiva integração - o desenvolvimento local e em diferentes regiões do mundo.
The central idea of ​​this project was developed from the study of the global dimension of Brazilian foreign policy that, in recent years (2003-2010), had as one of its main areas the commitment to contribute to the promotion of the development of the relationship between Latin America, Africa and Asia, in particular, as regards - the challenges of culture for the effective integration processes - to the university internationalization process. This research was based on the proposal to investigate brazilian international diplomatic actions of LULA’s Government, focusing on the international segment of brazilian higher education, taking into account the transversality of culture and its challenges. The text presented here is the result of professional experience in International Relations area and internationalization of higher education, combined with an academic research based on the knowledge acquired as a master's student of IHAC: EISU. Have been among the main objectives, historically, analyze the procedures for university internationalization and after contextualize foreign policy during the administration of the former President Lula, identify programs that has favored the university internationalization actions that were developed by Brazil in this period taking into consideration the aspects and technical and cultural challenges of this context. Finally, taking into account the researches carried out, is intended to suggest a new way, procedural and methodological, for university internationalization processes. As a research benchmarks were conducted a literature review and the use of instruments of qualitative and quantitative analysis, through bibliographic searches and contacts made with Universities, Public Institutions and International Organizations that have, in their historical, international academic cooperation lines. Thus, this research seeks to strengthen the construction of the thought that the development of global academic initiatives, effectively exchanged and integrated through intercultural system, enables the social liberation through expansion and knowledge, favoring - with effective integration - local development and in different regions of the world.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21264
ISSN: Dissertação
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