Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2121
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Alfabetização de adultos como política educacional dos movimentos sociais |
Título(s) alternativo(s): | Caderno CRH |
Autor(es): | Gomes, Celma Borges |
Autor(es): | Gomes, Celma Borges |
Abstract: | O artigo discute a alfabetização de adultos, no quadro de referência dos movimentos sociais por educação. Apresenta as características das políticas educacionais alternativas, enfatizando de um lado, os contextos de carências e violências, a ausência do ensino regular e a valorização da escola, os objetivos e formas de atuação dos projetos alternativos, como fatores que as favorecem. E de outro, a formação e condições de trabalho dos professores e monitores, as dificuldades financeiras e materiais, os problemas sociais e a mobilização dos alunos, como condicionantes de sua desestruturação. Coloca estas experiências enquanto educação para a cidadania, portanto, como um dos processos característicos dos movimentos sociais, fazendo restrições à sua dimensão de ensino da leitura e da escrita. Em suas conclusões, assinala a importância secundária que a educação adquire e sua abrangência limitada face à necessidade de sobrevivência das populações a que se destina e a crise sócio-econômica que o país atravessa, e, ainda que as distorções das políticas econômicas e sociais fomentam e catalisam as diversas formas de exclusão social, comprometendo a qualidade de vida da população brasileira e o exercício de sua cidadania. |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2121 |
Data do documento: | 1993 |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (FACED) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CadCRH-2007-352 FACED.pdf | 268,14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.