DSpace

RI UFBA >
Faculdade de Educação >
FACED >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2121

Title: Alfabetização de adultos como política educacional dos movimentos sociais
Other Titles: Caderno CRH
Authors: Gomes, Celma Borges
Issue Date: 1993
Abstract: O artigo discute a alfabetização de adultos, no quadro de referência dos movimentos sociais por educação. Apresenta as características das políticas educacionais alternativas, enfatizando de um lado, os contextos de carências e violências, a ausência do ensino regular e a valorização da escola, os objetivos e formas de atuação dos projetos alternativos, como fatores que as favorecem. E de outro, a formação e condições de trabalho dos professores e monitores, as dificuldades financeiras e materiais, os problemas sociais e a mobilização dos alunos, como condicionantes de sua desestruturação. Coloca estas experiências enquanto educação para a cidadania, portanto, como um dos processos característicos dos movimentos sociais, fazendo restrições à sua dimensão de ensino da leitura e da escrita. Em suas conclusões, assinala a importância secundária que a educação adquire e sua abrangência limitada face à necessidade de sobrevivência das populações a que se destina e a crise sócio-econômica que o país atravessa, e, ainda que as distorções das políticas econômicas e sociais fomentam e catalisam as diversas formas de exclusão social, comprometendo a qualidade de vida da população brasileira e o exercício de sua cidadania.
Description: p. 76-116
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2121
ISSN: 1983-8239
Appears in Collections:FACED

Files in This Item:

File Description SizeFormat
CadCRH-2007-352 FACED.pdf268.14 kBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA