Abstract: | O artigo discute a alfabetização de adultos, no quadro de referência
dos movimentos sociais por educação. Apresenta as
características das políticas educacionais alternativas, enfatizando
de um lado, os contextos de carências e violências, a
ausência do ensino regular e a valorização da escola, os objetivos
e formas de atuação dos projetos alternativos, como fatores
que as favorecem. E de outro, a formação e condições de
trabalho dos professores e monitores, as dificuldades financeiras
e materiais, os problemas sociais e a mobilização dos
alunos, como condicionantes de sua desestruturação. Coloca
estas experiências enquanto educação para a cidadania, portanto,
como um dos processos característicos dos movimentos
sociais, fazendo restrições à sua dimensão de ensino da leitura
e da escrita. Em suas conclusões, assinala a importância
secundária que a educação adquire e sua abrangência limitada
face à necessidade de sobrevivência das populações a que se
destina e a crise sócio-econômica que o país atravessa, e, ainda
que as distorções das políticas econômicas e sociais fomentam
e catalisam as diversas formas de exclusão social,
comprometendo a qualidade de vida da população brasileira e
o exercício de sua cidadania. |