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Title: Os impactos da política de assistência estudantil no rendimento acadêmico dos discentes do Instituto Multidisciplinar em Saúde, Campus Anísio Teixeira da Universidade Federal da Bahia
Authors: Costa, Márcia Cristina Carvalho Ferreira
???metadata.dc.contributor.advisor???: Caputo, Maria Constantina
Keywords: ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL;RENDIMENTO ACADÊMICO;QUALIDADE DE VIDA
Issue Date: 19-Oct-2016
Abstract: O presente estudo teve como tema a relação da Política de Assistência Estudantil e o rendimento acadêmico. A Política de Assistência Estudantil tem como finalidade prover os recursos necessários para transposição dos obstáculos e superação dos impedimentos ao bom desempenho acadêmico. Os direitos garantidos pela assistência estudantil ultrapassam os recursos mínimos necessários para sobrevivência do estudante (moradia, alimentação, transporte e recursos financeiros), pois incluem, desde a promoção de condições de saúde, acesso aos instrumentos pedagógicos necessários, até o acompanhamento às necessidades especiais. A pesquisa, de cunho quali-quantitativo, por meio de fontes secundárias existentes no arquivo do Serviço Social da UFBA pretendeu analisar as relações existentes entre as políticas de assistência estudantil e o desempenho acadêmico do aluno. Utilizou-se ainda de entrevistas para comparar os dados encontrados através de documentos com as informações obtidas através dos alunos beneficiados com a política. Concluiu-se que no IMS a Política de Assistência Estudantil é desenvolvida através dos auxílios financeiros para moradia, alimentação, transporte e creche, necessitando assim que sejam desenvolvidas atividades para alcançar todas as orientações do PNAES nas áreas de atenção à saúde, inclusão digital, cultura, esporte e acesso, participação e aprendizagem de alunos com deficiência. Ainda assim, foi possível concluir que existe relação entre o recebimento dos auxílios e o rendimento acadêmico, levando em consideração que através da análise dos dados secundários, assim como desde a percepção dos alunos, foi possível verificar uma melhora no coeficiente acadêmico após o recebimento dos auxílios assistenciais.
The present study had as its theme the relationship of Student Assistance Policy and academic performance. The Student Assistance Policy aims to provide the necessary resources to implement the obstacles and overcoming the impediments to good academic performance. The rights guaranteed by the student assistance beyond the minimum resources necessary for student survival (housing, food, transportation and financial resources), as it includes, from the promotion of health conditions, access to the necessary teaching resources to monitoring special needs. The research, qualitative and quantitative nature, using existing secondary sources in the Social Service UFBA file intended to analyze the relationship between the student assistance policies and the academic performance of the student. It was also used interviews to compare the data found through documents with the information obtained through the students benefited from the policy. It was concluded that the IMS Student Assistance Policy is developed through the financial aid for housing, food, transportation and child care, thus requiring that activities are designed to reach all PNAES guidelines in the areas of health care, digital inclusion, culture, sport and access, participation and learning disabled students. Still, it was concluded that there is a relationship between the receipt of aid and academic performance, taking into account that through the analysis of secondary data, as well as from the students' perception, we found an improvement in academic coefficient after receipt of welfare assistance.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20889
ISSN: DISSERTAÇÃO
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