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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Educação Médica e Arte: Profissionalismo discutido através de pinturas – percepção discente
Authors: Teixeira, Renatha Araújo Tunes
metadata.dc.creator: Teixeira, Renatha Araújo Tunes
Abstract: As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para graduação em medicina, publicadas em 2014, preconizam que o graduado esteja apto a oferecer uma assistência humanizada. Desta forma, espera-se que as escolas médicas incluam o ensino de humanidades no currículo. Na literatura, são descritas algumas experiências bem sucedidas acerca do ensino de humanidades no curso médico através da arte. A apreciação de obras de arte tem sido utilizada com o objetivo de desenvolver a observação reflexiva, o pensamento crítico, e mobilizar sentimentos e emoções, favorecendo o desenvolvimento da empatia e a tolerância em relação à ambigüidade. Diante do exposto, o curso de semiologia médica da Faculdade de Medicina da Bahia – Universidade Federal da Bahia (FMB- UFBA), se propôs a utilizar a técnica de observação reflexiva para discutir o tema “Profissionalismo”. O presente estudo tem por objetivo avaliar a percepção discente em relação ao uso da técnica. A amostra foi constituída por instrumentos padronizados de avaliação da técnica de discussão temática a partir de observação reflexiva de obras de arte, contendo nove assertivas, em uma escala de Likert, e duas questões abertas, preenchidos por alunos do curso de semiologia médica. 72,72% dos estudantes do componente curricular MED B16 (64 alunos do total de 88) preencheram os instrumentos de forma anônima e voluntária. Destes, 44,83% eram do sexo masculino e 55,17% do sexo feminino. A faixa etária dos alunos variou de 18 a 35 anos, estando 53,45% deles entre 20 e 25 anos. 88% considerou a atividade proveitosa, com 80% afirmando querer que a técnica seja aplicada para a discussão de outros temas. 93% dos alunos aprovaram a escolha das obras, mas 9% achou o tempo de exibição das mesmas inadequado. 84% atestaram que a atividade permite um protagonismo discente na construção do conhecimento, 94% considerou a contribuição da opinião dos colegas na formação do seu conhecimento, com 74% dizendo que a opinião alheia não alterou o seu pensamento inicial. 9% criticou a condução do docente durante a discussão e 84% admitiu que a atividade foi capaz de mobilizar sentimentos e emoções.
Keywords: Educação médica
Artes visuais
Percepção discente
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20854
Issue Date: 18-Oct-2016
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