DSpace

RI UFBA >
Faculdade de Educação >
Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) >
Especialização em Docência na Educação Infantil (EDEI) >
Especialização (EDEI) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20842

Title: Organização do ambiente em cantos do faz de conta: com a palavra, as crianças.
Authors: Oliveira, Elisângela
???metadata.dc.contributor.advisor???: Sousa, Maria
Keywords: Faz de conta;Cantinhos;Escuta de crianças;Organização do Ambiente na Educação Infantil
Issue Date: 17-Oct-2016
Abstract: Esta pesquisa é um estudo que aborda discussões a cerca do ambiente na Educação Infantil, em cantos da sala de aula e ambiente externo da escola, cujo objetivo foi analisar as possibilidades de aprendizagem a partir das brincadeiras para as crianças de quatro e cinco anos nos cantinhos do faz de conta. Esse texto dialoga com os autores Zabalza (1998), Horn (2004), Oliveira (2005), Vieira (2009), Cruz (2008) e Ceppi, Zini (2013), Goulart ( 2010), Beckrer ( 1999 ), Cruz( 2008) Brougère ( 2008), Macedo( 2010) e outros sobre a temática. Diante da validação do tema busquei, a partir da escuta, entender como os cantinhos no contexto escolar eram vistos, pensados e relatados pelas crianças. Por meio da escuta, das vivências proporcionadasas crianças e sobre suas intervenções no ambiente busquei compreender as interações, o significado atribuído por elas as atividades desenvolvidas nos ambientes. Sendo assim, optei por realizar uma pesquisa de cunho qualitativo com base na etnopesquisa crítica Macedo ( 2006). Para alcançar o objetivo que propus para esta pesquisa, utilizeicomo instrumentos de coleta de dados, o diário de bordo, observações, entrevistas, fotografias, desenhos comentados, filmagens realizando um itinerário analítico da prática e vivências desenvolvidas no contexto escolar estudado. Conclui-se nessa pesquisa que os cantinhos são possibilitadores de aprendizagens e promotores de desenvolvimento para as crianças de quatro e cinco anos. As falas e ações das vinte crianças da unidade escolar pesquisada confirmam desenvolver autonomia, identidade, senso de coletividade e colaboração. Elas gostam de estar nos cantinhos e reproduzem pelo imaginário as situações do contexto em que vivem. Os ambientes organizados em cantinhos produzidos pelos professores e por elas são favoráveis ao estabelecimento de relações entre as crianças, os adultos e os materiais oferecidos.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20842
ISSN: TCC
Appears in Collections:Especialização (EDEI)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Trabalho de conclusao do Curso de Especializacao da UFBA.pdf1 (3).pdf674.32 kBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA