Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20360
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Contribuição à adaptação de uma técnica, para uso em campo, de determinação da amilose em raízes de mandioca – Parte II
Título(s) alternativo(s): Revista de Ciências Médicas e Biológicas
Autor(es): Rego, Fernando Luiz Trindade
Cardoso, Ricardo Luís
Matsuura, Fernando César Akira Urbano
Fernandes, Gilênio Borges
Autor(es): Rego, Fernando Luiz Trindade
Cardoso, Ricardo Luís
Matsuura, Fernando César Akira Urbano
Fernandes, Gilênio Borges
Abstract: Este estudo teve como objetivo avaliar um método adaptado de determinação da amilose baseado no princípio da colorimetria, em bancada laboratorial, e de suas escalas de cores que possibilitassem as determinações qualitativa e semiquantitativa no campo, para seleção, após a colheita, de raízes de mandioca por teores de amilose/amilopectina. Os experimentos foram conduzidos no Laboratório de Ciência e Tecnologia de Alimentos da EMBRAPA Mandioca e Fruticultura, utilizando-se cabines apropriadas. Foi elaborada uma curva padrão de amilose/amilopectina com dezenove pontos e posterior Escala de Cor correspondente, baseada no valores da escala Pantone®. Duas outras escalas de cor foram elaboradas a partir da Escala de Cor da curva padrão, sendo uma por faixa de teores baixos, médios e altos, e uma outra pelos valores médios dessas faixas de concentração de amilose. As análises espectrofotométrica e sensorial foram realizadas em seis variedades de mandiocas do Banco Ativo de Germoplasma da EMBRAPA Mandioca e Fruticultura. As escalas foram submetidas a uma avaliação sensorial com cento e trinta e oito avaliações, tanto para as soluções coloridas resultantes do desenvolvimento da técnica padrão, como para a técnica adaptada, com seus valores reduzidos em dez vezes em todas as etapas do protocolo de desenvolvimento. O modelo estatístico utilizado foi o da modelagem da proporção de acertos através de regressão logística, o que permitiu concluir que é possível elaborar um protocolo de adaptação da técnica padrão para determinação de amilose em raízes de mandioca, e que, pelo uso da Escala de Cor dos valores medianos das faixas de concentração, é possível expressar qualitativa e semi-quantitativa a presença de amilose em raízes de mandioca recém colhida.
Palavras-chave: Manihot esculenta
Amilose – determinação
Escala de cor
Editora / Evento / Instituição: Instituto de Ciências da Saúde/ Universidade Federal da Bahia
Citação: REGO, F. L. T. et al. Contribuição à adaptação de uma técnica, para uso em campo, de determinação da amilose em raízes de mandioca – Parte II. R. Ci. méd. biol., Salvador, v. 3, n. 2, p. 168-175, jul./dez. 2004.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20360
Data do documento: Jul-2004
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PPGPIOS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
R. Ci. méd. biol., v.3, n. 2-2004.pdf315,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.