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Title: A Construção colaborativa da rotina na educação infantil
Authors: Vasconcelos, Ivana Verbena dos Santos Guerreiro
???metadata.dc.contributor.advisor???: Bacelar, Vera Lúcia da Encarnação
Keywords: Rotina;Educação infantil;Professor;Escuta;Early childhood education;Routine;Professor;Listen
Issue Date: 8-Aug-2016
Abstract: A Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica que a criança entra em contato. Assim, para melhor adequá-la a essa nova experiência a escola busca criar um ambiente favorável, no entanto, a Educação Infantil merece mais do que isso, pois seu principal objetivo é desenvolver nas crianças os aspectos cognitivos e afetivos, às relações interpessoais e sua inserção no meio social. Todavia, muitas escolas e creches realizam seu planejamento sem ouvir as crianças, assim a rotina é pré-estabelecida e não atende ao interesse delas, pois não respeita sua individualidade, têm desejos, sentimentos, anseios que variam de sujeito para sujeito. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é validar a escuta das crianças para a construção de uma rotina atraente e significativa na Educação Infantil. Para isso será necessário analisar as falas das crianças a respeito da rotina escolar préestabelecida; propor mudanças com as crianças a partir de suas falas na rotina escolar; identificar os impactos ocorridos após as mudanças na rotina, feitas a partir da escuta das crianças. Os subsídios deste trabalho fundamentam-se na pesquisa exploratória que consiste no levantamento bibliográfico de Vygotsky, Didonet, Gustavo Heidrich, Oliveira entre outros além de documentos oficiais que tratam sobre a Educação Infantil, a Constituição Brasileira Federal, a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI), sites, revistas, livros e artigos que tratam sobre o tema. A abordagem desta pesquisa é qualitativa por apresentar algumas características básicas, que a torna pertinente para o presente trabalho. Dentre elas, o fato de que a pesquisa qualitativa não se apresenta como processo linear, mas possibilita divisão construtiva e interpretativa do conhecimento, tornando-se, assim, significativa para o estudo das atividades rotineiras e cotidianas no contexto escolar, já que nos baseamos numa perspectiva da construção do conhecimento, nas interações sociais estabelecidas entre os sujeitos envolvidos no processo. Palavras-chave: Educação Infantil. Rotina. Professor. Escuta.
ABSTRACT Children's education is the first stage of basic education that the child comes in contact. So, to better adapt it to this new experience, the school seeks to create a favourable environment, however, the early childhood education deserves more than that, because its main purpose is to develop in children the cognitive and affective, interpersonal relations and its insertion in the social environment. However, many schools and kindergartens perform their planning without listening to the kids, so the routine is set and does not meet the interest of them, do not respect their individuality, have desires, feelings, concerns ranging from subject to subject. Therefore, the objective of this work is to validate the bug of children to build an attractive and meaningful routine in early childhood education. For this you will need to parse the words of the children about the school routine set; propose changes with the children from your lines in the school routine; identify the impacts that occurred after the changes in routine, made from listening to the children. The subsidies of this work are based on exploratory research consisting of the bibliographic survey of Vygotsky, Didonet, Gustavo Heidrich, among other than official documents dealing with about early childhood education, the Brazilian Federal Constitution, the law of guidelines and Bases (LDB) and National Curricular Reference for the early childhood education (RCNEI), websites, magazines, books and articles dealing with on the topic. This research is qualitative approach for presenting some basic features, making it relevant to the present study. Among them, the fact that qualitative research is not as linear process, but enables constructive and interpretive Division of knowledge, becoming thus significant to the study of routine activities and daily living in the school context, since we rely on a perspective of construction of knowledge in social interactions between the subjects involved in the process.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20003
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