Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19913
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Contribuições do brincar para aprendizagem: uma experiência numa escola municipal de Camaçari/BA
Autor(es): Franco, Patricia Ferreira dos Santos
Autor(es): Franco, Patricia Ferreira dos Santos
Abstract: Este estudo investiga sobre as contribuições do brincar para a aprendizagem das crianças de 5(cinco) anos no espaço da Educação Infantil. Tem como objetivos: ampliar o conhecimento sobre a importância do brincar; investigar as habilidades e competências que as crianças podem desenvolver a partir do brincar e constatar os avanços das aprendizagens, a partir do ato do brincar. Além disso, foi possível promover uma discussão sobre como os jogos, brinquedos e brincadeiras influenciam no processo de socialização das crianças. Para a realização desta investigação, primeiramente, foi feita uma pesquisa bibliográfica, fundamentada em referências significativas, Moyles (2006), Kishimoto (2011), Brougere (1994), Wajskop (1994), OLIVEIRA, (2011), Vygotsky (1998) Cruz (2008). Posteriormente, foi realizada pesquisa de campo numa Escola Municipal de Camaçari na zona rural, atendendo aproximadamente 150 alunos da Educação Infantil, na faixa etária de 03 até 05 anos. Foram feitas observações nos espaços onde as crianças brincam e registradas, através de fotografias, filmagens e o diário de campo. Vale ressaltar que os dados produzidos foram analisados, durante todo processo de pesquisa. Por fim, foi possível concluir que a brincadeira é essencial para a criança e quando, mediado, pelo professor, de modo lúdico e criativo, possibilita à criança ampla compreensão e interação social
Palavras-chave: Brincar
Brincadeira
Educação infantil
Aprendizagem
CNPq: Educação
Educação Pré-Escolar
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Curso de especialização em Docência na Educação Infantil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19913
Data do documento: 2-Ago-2016
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC PATRICIA FRANCO FORMATADA 30.06.16.pdf1,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.