https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19889
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Autonomia na educação infantil: desafios à prática docente |
Autor(es): | Santana, Ticiana de Andrade |
Autor(es): | Santana, Ticiana de Andrade |
Abstract: | Considerando a relevância de se refletir sobre processo de aprendizagem da criança para se tornar autônoma e participativa, o presente trabalho tem como tema central o desenvolvimento da autonomia da criança. A Educação Infantil é entendida, nesta pesquisa, como fase em que situa o início do processo de autonomia dos sujeitos. Neste sentido, a minha questão de pesquisa é como o docente da Educação Infantil pode contribuir para o desenvolvimento da autonomia da criança? Assim, os objetivos específicos da pesquisa são: Apresentar algumas propostas das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil e dos Referenciais Curriculares Nacionais para Educação Infantil; Abordar o conceito de autonomia com base no teórico Paulo Freire; Identificar atividades que evidenciem o desenvolvimento da autonomia da criança em uma turma de Educação Infantil. Para fundamentar estas discussões utilizei como referencial teórico o autor Freire (2015) e os documentos DCNEI (2009), RCNEI (1998). Visando discutir as questões da pesquisa, a metodologia escolhida foi de abordagem qualitativa de cunho etnográfico, assim optei pela Etnopesquisa Crítica e Multirreferencial. |
Palavras-chave: | Autonomia Educação infantil |
CNPq: | Educação Educação Pré-Escolar |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA/Faced |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19889 |
Data do documento: | 29-Jul-2016 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
monografia.pdf | 718,91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.