DSpace

RI UFBA >
Faculdade de Educação >
Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) >
Especialização em Docência na Educação Infantil (EDEI) >
Especialização (EDEI) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19889

Title: Autonomia na Educação Infantil: desafios à prática docente
Authors: Santana, Ticiana de Andrade
???metadata.dc.contributor.advisor???: Pereira, Fernanda Almeida
Keywords: Autonomia;Educação infantil
Issue Date: 29-Jul-2016
Abstract: Considerando a relevância de se refletir sobre processo de aprendizagem da criança para se tornar autônoma e participativa, o presente trabalho tem como tema central o desenvolvimento da autonomia da criança. A Educação Infantil é entendida, nesta pesquisa, como fase em que situa o início do processo de autonomia dos sujeitos. Neste sentido, a minha questão de pesquisa é como o docente da Educação Infantil pode contribuir para o desenvolvimento da autonomia da criança? Assim, os objetivos específicos da pesquisa são: Apresentar algumas propostas das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil e dos Referenciais Curriculares Nacionais para Educação Infantil; Abordar o conceito de autonomia com base no teórico Paulo Freire; Identificar atividades que evidenciem o desenvolvimento da autonomia da criança em uma turma de Educação Infantil. Para fundamentar estas discussões utilizei como referencial teórico o autor Freire (2015) e os documentos DCNEI (2009), RCNEI (1998). Visando discutir as questões da pesquisa, a metodologia escolhida foi de abordagem qualitativa de cunho etnográfico, assim optei pela Etnopesquisa Crítica e Multirreferencial.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19889
Appears in Collections:Especialização (EDEI)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
monografia.pdf718.91 kBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA