Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19875
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O letramento na educação infantil: uma prática lúdica
Autor(es): Albuês, Antonia Neris
Autor(es): Albuês, Antonia Neris
Abstract: O presente trabalho monográfico tem por objetivo refletir sobre a ludicidade e o letramento no âmbito da educação infantil. Para tanto tem como pergunta de investigação a seguinte indagação: quais atos lúdicos desenvolvidos em uma turma de Educação Infantil possibilitam o letramento? Como objetivo geral buscou-se analisar quais atos lúdicos desenvolvidos em uma turma de Educação Infantil possibilitam o letramento, por conseguinte os objetivos específicos estabelecidos para o estudo referem-se a: discutir o letramento na educação infantil; refletir sobre o desenvolvimento de atos lúdicos na educação infantil; compreender como os atos lúdicos corroboram para o desenvolvimento do letramento na educação infantil. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, tendo sido desenvolvida por meio de levantamento bibliográfico, observações e conversas informais com docentes e estudantes. Foi realizada em uma escola municipal na cidade de Itaparica (Bahia), em uma turma do Grupo 05 da Educação Infantil. Por meio da investigação observou-se que os atos lúdicos estão presentes na prática pedagógica desenvolvida na turma pesquisada e que estes colaboram com os eventos de letramento por meio da articulação entre a realidade dos/as estudantes e os conteúdos, por meio do desenvolvimento de maneiras dinâmicas para trabalhar o conteúdo estimulando o interesse e a participação. Essas ações colaboram com a formação das crianças na medida em que algumas delas têm apenas na escola a oportunidade de construir um processo efetivo de letramento. Não se buscou apresentar respostas acabadas nem verdade absolutas com a pesquisa, mas tão somente demonstrar alguns aspectos de como a ludicidade pode favorecer a construção do sujeito letrado na educação infantil.
ABSTRACT This monographic study aims to reflect on the playfulness and literacy in the context of early childhood education. To do so is to research asks the following question: which ludic acts developed in a group of Early Childhood Education enable literacy? As a general objective it sought to analyze which ludic acts developed in a childhood education class enable literacy therefore the specific objectives set for the study refer to: discuss literacy in early childhood education; reflect on the development of playful acts in early childhood education; understand how the playful acts corroborate the development of literacy in early childhood education. The research is characterized as qualitative, and was developed through literature, observations and informal conversations with teachers and students. It was held in a municipal school in the city of Itaparica (Bahia), in a class of Group 05 of Early Childhood Education. Through research we found that the playful acts are present in pedagogical practice developed in the class researched and they collaborate with literacy events through the joint between the reality of / the students and content, through the development of ways dynamic content to work by stimulating interest and participation. These actions are involved in the training of children to the extent that some of them have only the school the opportunity to build an effective process of literacy. No attempt was made to present finished answers or absolute truth to the survey, but only to demonstrate some aspects of how the playfulness may favor the construction of the subject literate in early childhood education.
Palavras-chave: Atos lúdicos
Letramento
Educação infantil
Acts ludic
Literacy
Child education
CNPq: Educação
Educação Pré-Escolar
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Especialização em Docência na Educação Infantil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19875
Data do documento: 28-Jul-2016
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Antonia_27 de junho.pdf607,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.