Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19782
Tipo: Dissertação
Título: Poluição atmosférica e exposição geograficamente desigual aos riscos ambientais na zona de influência do Pólo Industrial de Camaçari-BA
Autor(es): Santos, Cledson Mesquita
Autor(es): Santos, Cledson Mesquita
Abstract: O processo de industrialização criou as bases para o amadurecimento e expansão do modo de produção capitalista, mas ao mesmo tempo introduziu novas contradições sociais e ambientais ao seu desenvolvimento. Algumas delas relacionam-se aos limites de exploração da natureza e à produção em escala de rejeitos químicos cada vez mais complexos e perigosos. A expansão da indústria química e petroquímica para países periféricos a partir de meados do século XX é parte fundamental dessa re-divisão internacional do trabalho (e dos riscos). Esse processo produziu uma distribuição geograficamente desigual de riscos gerados por atividades industriais altamente poluidoras que perpassa todas as escalas espaciais contidas na totalidade do espaço geográfico. Neste sentido, buscou-se analisar como essa complexa dinâmica se desenvolveu no caso específico da Zona de Influência do Polo Industrial de Camaçari – ZIPIC, na Região Metropolitana de Salvador - RMS, estado da Bahia-Brasil, maior complexo industrial integrado da América Latina, bem como suas possíveis repercussões na saúde respiratória de parte da população ali residente. Para isto, buscou-se tecer um diálogo entre as concepções da geografia sobre a relação natureza-sociedade – e suas sinergias, com a literatura médica relacionada à morbimortalidade por doenças do trato respiratório originadas da poluição atmosférica, num esforço de interdisciplinaridade necessário para revelar alguns dos complexos processos que permeiam a distribuição espacial dos riscos ambientais, cada vez mais determinada pelas relações sociais e de poder.
Palavras-chave: Polo Industrial de Camaçari
Risco ambiental
Desenvolvimento geograficamente desigual
Poluição atmosférica
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Geografia (POSGEO)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19782
Data do documento: 22-Jul-2016
Aparece nas coleções:Dissertação (POSGEO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CLEDSON MESQUITA SANTOS.pdf3,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.