Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19755
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: As multiplas narrativas infantis na construção da pratica pedagógica da Creche Santa Maria
Autor(es): Santos, Aristela Evangelista dos
Autor(es): Santos, Aristela Evangelista dos
Abstract: Esta pesquisa tem como tema: As Múltiplas Narrativas Infantis na Construção da Prática Pedagógica da Creche Santa Maria. A pesquisa se justifica na necessidade da educadora-pesquisadora se aprofundar teoricamente e metodologicamente na pedagogia da escuta e sua transposição na construção da proposta pedagógica da Creche Santa Maria. A pergunta que norteia esse trabalho é: Como as múltiplas narrativas infantis podem contribuir na construção da prática pedagógica da Creche Santa Maria? Esta pesquisa tem como objetivo investigar as narrativas infantis como estratégias de participação das crianças na construção da proposta pedagógica da Creche Santa Maria, bem como conhecer o processo de escuta sensível do professor através das narrativas das crianças para refletir sobre os elementos que compõe a prática pedagógica, busco ainda com essa pesquisa apontar estratégias de ensino/aprendizagem que estimulam a participação das crianças no evidenciamento de sua opinião sobre os saberes e fazeres estimulados na Creche Santa Maria e por fim transpor os conhecimentos oriundos das falas infantis em uma prática pedagógica baseada na pedagogia da escuta. Nesta perspectiva, o estudo de campo será a própria escola acima citada, a qual é localizada no município de Camaçari/Ba, os sujeitos da pesquisa serão crianças de 04 anos de idade e sua respectiva docente. O estudo enquadra-se na modalidade de pesquisa educacional de base qualitativa, inspirada na Etnopesquisa Crítica e Multirreferencial (Macedo, 2004). O referencial teórico será baseado nos estudos de Francesco Tonucci (1998), Loris Malaguzzi (1998), Carla Rinaldi (2013), Oliveira-Formosinho (201), e na teoria sociointeracionista que reuni teóricos como Jean Piaget, Vygotsky e Dewey. Ambos pedagogos e teóricos que vêem a criança como um ser potente, criativo e capaz de contribuir para a sua própria aprendizagem. Ao analisar as narrativas infantis das crianças, vislumbrei a necessidade um caminho constante de investigação do processo de ensino/aprendizagem autêntico e simbiótico com os saberes, necessidades e desejos das crianças, sendo esse processo documentado e analisando junto com as crianças e comunidade escolar. Palavras-chave: Criança; Pedagogia da escuta; Narrativas infantis, Saberes e aprendizagem.
ABSTRACT This research has as its theme: The multiple narratives children in teaching practice construction of Creche Santa Maria. The research is justified in need of teacher-researcher studying profoundly theory and method in pedagogy of listening and its implementation in Creche Santa Maria pedagogical proposal construction. The question that guides this work is: How can multiple children's stories contribute to construction of Creche Santa Maria pedagogical practice? This research intends to investigate the children's narratives as strategies of children participation in construction of Creche Santa Maria pedagogical proposal, as well as knowing the teacher sensitive listening process through children’s narratives to reflect on the elements that integral teaching practice. In this perspective, the study field will be the school it self cite above, which is located in the city of Camaçari/Ba. The research subjects will be 04 years old children and their respective teacher. The study adjusts it self as qualitative base educational research mode, inspired by the Etnopesquisa Criticism and multireferencial (Macedo,2004). The theoretical referential will be based on studies of Francesco Tonucci(1998), Loris Malaguzzi (1998), Carla Rinaldi (2013), Oliveira-Formosinho(2007), and also based on sociointeractionist theory that meeting theorists like Jean Piaget, Vygotsky and Dewey. Both teachers and theorists who see child as a power fuland, creative being, able to contribute to their own learning. By analyzing children's narratives we glimpsed the need of a constant research path of authentic and symbiotic teaching / learning process with the knowledge, needs and wishes of children.The process was documented and analyzed together children and school community. Key words: child; listening pedagogy; children narratives; knowledge and learning.
Palavras-chave: Escuta
Ensino
Aprendizagem
Narrativas infantis
Child
Listening pedagogy
Children narratives
Knowledge and learning
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Especialização em Docência na Educação Infantil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19755
Data do documento: 21-Jul-2016
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
09JUL ARISTELA Projetopesquisaterminado10062016.pdfMonografia infancia1,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.