DSpace

RI UFBA >
Faculdade de Educação >
Programa de Pós-Graduação Multidisciplinar e Multi-institucional em Difusão do Conhecimento (DMMDC) >
Teses de Doutorado (DMMDC) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19651

Title: Análise conceitual e cognitiva: Modac – um modelo dinâmico para auxiliar à construção de Sistemas de Organização do Conhecimento (SOC)
Authors: Novo, Hildenise Ferreira
???metadata.dc.contributor.advisor???: Miranda, José Garcia Vivas
???metadata.dc.contributor.advisor-co???: Burnham, Teresinha Fróes
Keywords: Organização do Conhecimento;Representação do Conhecimento;Modelo Dinâmico de Análise Conceitual;Análise Conceitual;Análise Cognitiva
Issue Date: 7-Jul-2016
Abstract: A organização e representação do conhecimento pressupõe o trabalho com modelização de domínios de conhecimento, na intenção de construção de bases de relacionamentos entre categorias de termos que facilitam sua compreensão e permitem compartilhamento conceitual e semântico, com objetivo de difundir conhecimento. Na construção da base de modelização de domínios de conhecimento aliam-se metodologias e ferramentas. Este trabalho de tese no Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento DMMDC, apresenta uma proposta de Modelo Dinâmico de Análise Conceitual (Modac) para organização do conhecimento que poderá contribuir na construção de Sistemas de Organização do Conhecimento (SOC). O modelo está baseado em análise cognitiva (AnCo) e análise do discurso representativo do domínio meio ambiente, a partir das subáreas e especialidades das Geociências, domínios inter e multidisciplinares. Além disso, indica princípios teóricos, epistemológicos e metodológicos de autores seminais da Ciência da Informação (CI), Filosofia, Linguística e Ciência da Computação (CC), assim como modelos de construção de ontologias desenvolvidos por autores (as) contemporâneos (as). A tese caracteriza-se como pesquisa qualitativa e aplicada. O estudo apontou caminhos, para a segmentação de textos em redes semânticas, de dissertações e teses com objetivo de identificar macroproposições semânticas e tipos de conceitos que podem declarar assuntos atinentes a domínios de conhecimento. O modelo proposto está amparado por Teorias como as do Conceito (TC), desenvolvida por I. Dahlberg e Teoria da Classificação Facetada (TCF) de S. R. Ranganathan e sustentado na conjunção de modelos triádicos de construção de ontologias e análise conceitual. O Modac, objetiva, auxiliar a construção de taxonomias e ontologias de domínios.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19651
Appears in Collections:Teses de Doutorado (DMMDC)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Tesefinalcorrigidabanca.pdf5.01 MBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA