Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18611
Tipo: Dissertação
Título: Aterro sanitário simplificado: instrumento de análise de viabilidade econômico-financeira, considerando aspectos ambientais
Autor(es): Campos, Lívia Reis
Autor(es): Campos, Lívia Reis
Abstract: A adoção de tecnologias apropriadas para a destinação e tratamento dos resíduos sólidos urbanos (RSU) é um grande desafio para a sociedade moderna. Na Bahia, 85% municípios são de pequeno porte (PAIVA, 2005), que enfrentam problemas de restrição orçamentária, o que dificulta ainda mais a adoção de tecnologias convencionais para a disposição final resíduos sólidos. Diante deste cenário, indica-se a adoção de Aterro Simplificado como tecnologia de destino final de RSU, por requerer um custo mais baixo para a sua construção e manutenção, além de exigir procedimentos operacionais mais simples. Este trabalho propõe um instrumento de avaliação econômico-financeira considerando a dimensão ambiental de aterros simplificados (AS) para municípios de pequeno porte para auxiliar em seu gerenciamento. Para tanto, foram revistos na literatura aspectos construtivos e operacionais de AS, bem como, de ferramentas de valoração econômico - financeira. Na ferramenta proposta calcula-se, primeiramente, o valor ambiental (VA) do dano gerado por AS considerando agravos ambientais existentes, custos de operação e o investimento inicial realizado para a implantação do equipamento urbano. Posteriormente, incorpora-se este valor ao fluxo de caixa contendo receita e as principais linhas custos e despesas relativas ao AS. A verificação desta ferramenta foi realizada pela aplicação em dois aterros sanitários simplificados com diferentes condições ambientais e operacionais dos municípios de Saubara e o de Aporá/ BA. Os resultados obtidos se mostraram consistentes com a realidade observada, permitindo encontrar um valor financeiro relativo à componente ambiental. Verificou-se que o método é de fácil aplicação, mas que a disponibilidade de dados e informações pode se constituir em uma limitação. Acredita-se que a ferramenta pode ser aprimorada, mas que desde já pode contribuir para destacar a importância da valoração econômica ambiental de benefícios e prejuízos advindos da execução e operação de AS.
Palavras-chave: Resíduo sólido urbano
Aterro sanitário
Avaliação econômico-financeira
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18611
Data do documento: 15-Fev-2016
Aparece nas coleções:Dissertação (MEAU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MEAU_Lívia Reis_06.04.09.pdf1,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.