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Title: A Política Pública de Expansão do Ensino Superior: aspectos do REUNI na UFRB
Authors: Silva, Márcia Regina Santos
???metadata.dc.contributor.advisor???: Jesus, Rita de Cassia Dias
???metadata.dc.contributor.advisor-co???: Nascimento, Cláudio Orlando Costa do
Keywords: Expansão;Ensino Superior;Interiorização;REUNI
Issue Date: 11-Dec-2015
Abstract: A presente pesquisa aborda a educação superior pública no Brasil, no que tange ao Programa de Apoio aos Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI, instituído através do Decreto Presidencial no 6.096, de 24 de abril de 2007, que possui a pretensão de expandir e interiorizar esta modalidade de ensino, e os apectos deste programa na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB. Tem como base a análise da literatura documental sobre a temática, verificação nos documentos da instituição em estudo e investigação dos seguintes tópicos: panorama da educação superior no Brasil, a política pública para a expansão e interiorização do ensino superior e o Projeto REUNI da UFRB. Os resultados desta pesquisa reafirmam a elitização do ensino superior brasileiro, a necessidade de elaboração de estratégias que permitam a expansão e consolidação das instituições federais de ensino superior e o aperfeiçoamento de instrumentos que garantam a democratização do acesso e a permanência no ensino superior no país.
This research discusses public higher education in Brazil, with respect to the Program of Support for Restructuring and Expansion of Federal Universities Plans – REUNI, established through Presidential Decree no. 6,096, on April 24th, 2007, which has the intention to expand and internalize this kind of education, and their impacts of implementing at the Federal University of Reconcavo of Bahia – UFRB. It is based on the analysis of documentary literature about the theme, verification the documents of the institution studied and investigation of the following topics: the scenery higher education in Brazil, the public policy of expansion and internalization higher education and this project Reuni at the UFRB. These results reaffirm the elitism of Brazilian higher education, the need to formulate strategies to the expansion and consolidation of federal institutions of higher education and the development of instruments to ensure the democratization of access and permanence in higher education in the country.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18378
ISBN: CDD 378
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