RI UFBA >
Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHAC >
Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares Sobre a Universidade (PPGEISU) >
Dissertações de Mestrado (PPGEISU) >
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18311
|
Title: | Extensão Universitária na UFBA: ACC e a formação do estudante. |
Authors: | Almeida, Daisy Santos de |
???metadata.dc.contributor.advisor???: | Caputo, Maria Constantina |
???metadata.dc.contributor.advisor-co???: | Teixeira, Carmen Fontes de Souza |
Keywords: | Extensão Universitária;Educação superior;Papel social da Universidade;Universidade;Formação |
Issue Date: | 30-Nov-2015 |
Abstract: | As atividades de Extensão Universitária possibilitam o contato direto com questões contemporâneas, permitindo o enriquecimento da experiência discente, ao mesmo tempo em que podem reafirmar os compromissos éticos e solidários das Universidades Públicas Brasileiras. O presente estudo busca caracterizar as Atividades Curriculares em Comunidade (ACCs) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) que aconteceram nos anos de 2010 a 2012, bem como, identificar os possíveis impactos destas atividades, na formação dos alunos da UFBA. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de campo do tipo exploratória, com a aplicação de questionários semi-estruturados a um grupo de 131 alunos dos diversos cursos de graduação da UFBA que participaram de ACCs no referido período. Foram realizadas também entrevistas narrativas com 40 coordenadores e 38 integrantes das comunidades envolvidas. Os dados qualitativos foram analisados mediante análise de conteúdo e descritos pela técnica de triangulação de dados, enquanto os quantitativos foram processados pelo software estatístico SATA v.11. Os resultados apontam que as ACCs constituem uma prática acadêmica com potencial para contribuir na formação do aluno da UFBA, principalmente no que tange a formação cidadã, porém, é fundamental discutir os conceitos, as práticas e as dificuldades enfrentadas no planejamento, execução, acompanhamento e avaliação das ACCs na UFBA, de modo a estimular a ampliação dessas atividades na universidade para que possam atingir plenamente seus propósitos. |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18311 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado (PPGEISU)
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|