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metadata.dc.type: Dissertação
Título : Análise dos diferenciais de desempenho dos estudantes cotistas e não cotistas da UFBA pelo propensity score matching
Autor : Cavalcanti, Ivanessa Thaiane do Nascimento
metadata.dc.creator: Cavalcanti, Ivanessa Thaiane do Nascimento
Resumen : As políticas públicas visam reduzir as desigualdades existentes entre os diferentes grupos sociais. A ação afirmativa no ensino, por meio de concessão de cotas e mecanismos de permanência, consiste em uma vertente destas políticas e busca reduzir as diferenças no acesso e inclusão educacional. Esta dissertação objetiva verificar o efeito da Política de Cotas no ensino superior, mediante a análise do desempenho dos estudantes que ingressaram na UFBA a partir de 2005 e que graduaram até 2013. Para tanto, foi utilizado dois métodos econométricos. O primeiro consiste no Propensity Score Matching para analisar a diferença entre os grupos de indivíduos que participaram das cotas (grupo de tratamento) e não cotista (grupo controle). E segundo trata da Hipótese de Mismatch, que busca medir os níveis de incompatibilidade de educação entre os estudantes, pelo método Realized Matches ajustado. Por meio do efeito médio de tratamento dos grupos é possível identificar se a política de cotas teve o resultado esperado e se os estudantes ingressam e concluem os cursos com níveis de incompatibilidade de conhecimento diferentes. A apreciação do desempenho mostrou que os estudantes cotistas apresentam um desempenho inferior quando comparado aos alunos não cotistas. Há níveis de conhecimento diferentes entre os estudantes, entretanto, as diferenças tendem a reduzir durante o decorrer do curso.
Public policies aimed at reducing inequalities between different social groups. Affirmative action in education, by granting quotas and retention mechanisms, consists of a part of these policies and seeks to reduce differences in access and educational inclusion. This dissertation aims to verify the effect of the Quota Policy in higher education, by analysis of the performance of students who entered the UFBA from 2005 and graduated by 2013. Therefore, we used two econometric methods. The first is the propensity score matching to analyze the difference among groups of individuals who participated in the quotas (treatment group) and no shareholder (control group). The second deals with the Mismatch Hypothesis, which seeks to measure education incompatibility levels among students by the method Realized Matches adjusted. Through the average effect of treatment groups can be identified if the quota policy had the expected result and students enter and complete the courses with different knowledge levels of incompatibility. The assessment of the performance showed that quota students have a lower performance compared to non-quota students. There are different levels of knowledge among students, however, the differences tend to reduce during the course of the course.
Palabras clave : Ações afirmativas
Política de cotas
Ensino superior
Economia da educação
metadata.dc.subject.cnpq: Economia do trabalho e da empresa
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Economia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18125
Fecha de publicación : 15-oct-2015
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGECO)

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