Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/17717
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Pós-condicionamento isquêmico no tratamento do infarto agudo do miocárdio com supradesnível do segmento ST: revisão sistemática da literatura
Autor(es): Santos Junior, Carlos Cezar Monteiro dos
Autor(es): Santos Junior, Carlos Cezar Monteiro dos
Abstract: PÓS-CONDICIONAMENTO ISQUÊMICO NO TRATAMENTO DO INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO COM SUPRADESNÍVEL DO SEGMENTO ST: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. O pós-condicionamento isquêmico (PosC) é um procedimento realizado em associação à angioplastia coronariana primária no tratamento do infarto agudo do miocárdio, e que, segundo a literatura, poderia atenuar a lesão de reperfusão do miocárdio. Objetivo: Revisar dados disponíveis na literatura, oriundos de estudos originais, acerca da utilização do PosC no tratamento do infarto agudo do miocárdio com supradesnível do segmento ST. Metodologia: Foi realizada uma revisão sistemática da literatura em busca de estudos originais que abordassem o tema. Resultados: Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 24 estudos, sendo 20 ensaios clínicos e 4 metanálises. Discussão: Os artigos apontaram uma redução no tamanho da área de infarto medida através de enzimas cardíacas e tomografia computadorizada. Ainda indicaram que a fração de ejeção do ventrículo esquerdo, após um ano, e o índice de contratilidade segmentar foram maiores nos grupos de PosC. Os resultados sobre o tamanho da área de infarto, medida com ressonância magnética cardíaca, foram discordantes e não foi possível indicar o papel do PosC nos desfechos clínicos de acompanhamento a longo prazo. Conclusão: O PosC parece trazer melhores resultados ao miocárdio com relação ao tamanho da área de infarto, medida com níveis de enzimas cardíacas e tomografia computadorizada, à fração de ejeção do ventrículo esquerdo e ao índice de contratilidade segmentar. O tamanho das amostras dos estudos foi um fator limitante, ressaltando a necessidade de estudos com amostra robusta.
Palavras-chave: Pós-Condicionamento Isquêmico
Infarto do miocárdio
Angioplastia
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17717
Data do documento: 18-Mai-2015
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Carlos Cezar Monteiro dos Santos Junior Copy.pdf968,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.