Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/17487
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: As caretas e o nego fugido fazem a festa em Acupe: estudos interdisciplinares sobre a cultura popular, a tradição e a educação nas performances sociais que fazem a festa em Acupe
Autor(es): Sousa, Jamilson Oliveira de
Autor(es): Sousa, Jamilson Oliveira de
Abstract: Esse trabalho é um estudo de caso sobre as festas que ocorrem tradicionalmente no mês de Julho, em Acupe de Santo Amaro da Purificação, Bahia; e da gestão dos processos performáticos de caráter social, envolvidos nesses festejos que ocorrem em todos os domingos do mês de julho. Esses festejos trata-se de uma grande celebração popular tradicional em comemoração a libertação dos povos escravizados. As Caretas de Acupe abrem os festejos aos domingos em Acupe de Santo Amaro da Purificação, desde 1850, convidando a comunidade, para as brincadeiras tradicionais que seguem com a apresentação da performance Nego Fugido. Com base em reflexões possíveis através de registros etnográficos coletados em (fotografias, filmagens, entrevistas e bibliografia) apresenta-se nesse estudo de caso, uma análise sobre a inserção do negro e sua cultura na sociedade brasileira, refletindo sobre as atividades dos grupos As Caretas de Acupe e Nego Fugido. Utilizam-se os conceitos de “performances culturais” de Marvin Carlson e de “comunicação humana” de José Raimundo Whitaker Penteado, para a análise dos processos educacionais extracurriculares de jovens estudantes do ensino fundamental no Estado da Bahia, conforme prever a lei 10.639/03.
Palavras-chave: Gestão
Caretas de Acupe
Nego Fugido
Educação
País: Brasil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17487
Data do documento: 28-Abr-2015
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Gestão Cultural (IHAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jamilson Sousa.pdf1,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.