DSpace

RI UFBA >
Instituto de Saúde Coletiva - ISC >
Dissertações de Mestrado Profissional (ISC) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17417

Title: PermanecerSUS-BA: acolhendo sujeitos e histórias no caminhar da formação profissional em saúde.
Authors: Bowes, Erica Cristina Silva
???metadata.dc.contributor.advisor???: Esperidião, Monique Azevedo
Keywords: Integração Trabalho-Educação;Formação Profissional em Saúde;PermanecerSUS;Educação na Saúde;Integration Work Education;Training in Health;Health Education;Host
Issue Date: 16-Apr-2015
Abstract: No cenário nacional, a temática relacionada à reorientação da formação profissional em saúde tem provocado o repensar das práticas de educação neste campo. Nesta perspectiva, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia desenvolveu o Programa PermanecerSUS orientado pelo princípio da integração trabalho-educação cujo o eixo norteador das práticas é o acolhimento, diretriz e dispositivo da Política Nacional de Humanização. Este artigo trata de um estudo de caso de abordagem qualitativa que visa analisar a percepção dos estudantes acerca da contribuição do PermanecerSUS na sua formação profissional. Trata-se de um estudo documental utilizando dados secundários produzidos pela gestão e execução do programa tais como: narrativas dos estagiários, relatórios do programa, formulário de avaliação final e livro de ocorrência, documentos que produziram análise da experiência dos estudantes e suas percepções acerca da concepção de acolhimento, contribuição do programa à sua formação profissional em saúde, implicação para atuação no SUS, dimensão ético político e dificuldades e facilidades percebidas. Como principais resultados destacam-se a experiência da interdisciplinaridade, a constituição da humanização como modo de operar práticas em saúde, desenvolvimento da habilidade de escuta qualificada e acolhimento como atitude ético-política. Por outro lado, os aspectos relacionados ao acompanhamento à inserção do estagiário no estágio surgem como ponto de melhoria. Discutem-se aspectos para melhoria da formação em saúde e mudanças na atuação profissional no SUS.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17417
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado Profissional (ISC)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
DISS MP Erica Bowes. 2014.pdf569.26 kBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA