Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/17236
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Influência da anemia decorrente de doença renal crônica e do seu tratamento em portadores de insuficiência cardíaca crônica, uma revisão bibliográfica sistematizada
Autor : Costa, Leonam Nascimento
metadata.dc.creator: Costa, Leonam Nascimento
Resumen : Influência da anemia decorrente de doença renal crônica e do seu tratamento em portadores de insuficiência cardíaca crônica, uma revisão bibliográfica sistematizada Introdução: A anemia trata-se de um dos mais frequentes sinais encontrados no cotidiano da prática clínica. A condição de anemia acarreta inúmeros sintomas ao paciente como fadiga e dispnéia, entretanto a condição mais preocupante trata-se da maior predisposição a eventos cardiovasculares, com aumento da mortalidade relacionada. A anemia pode induzir de forma significativa a morbidade cardíaca e é por si próprio um fator de risco independente para complicações cardíacas em paciente com insuficiência renal. A anemia trata-se de uma condição que está presente em até 90 % dos pacientes com Insuficiência Renal Crônica (IRC). O tratamento da anemia é recomendado para todos os pacientes com doença renal crônica por já ter sido demonstrado os efeitos benéficos sobre o estado cardiovascular, sendo que a terapêutica com agentes estimulantes de eritropoese surge com um futuro promissor. Metodologia: Revisão sistematizada na base de dados do PubMed utilizando estratégia de busca estruturada com as seguintes palavras com os respectivos termos booleanos: cardiorenal syndrome “and” anemia “and” chronic kidney disease “and” chronic heart failure. Resultados: Após realização de pesquisa na base de dados utilizando as palavras chaves e os termos booleanos, foram encontrados 75 artigos, os quais após pré-seleção através de triagem por data de publicação, idioma e da leitura de títulos e resumos foram selecionados 30 artigos. Após a leitura dos artigos na íntegra, todos os artigos foram selecionados para compor esta revisão sistemática. Discussão: Apesar de bem estabelecido o potencial agravante da presença da anemia nos pacientes portadores de ICC, na maioria das vezes decorrente de uma DRC, assim estabelecendo o ciclo da síndrome da anemia cardiorrenal, os estudos que avaliam a ação da eritropoietina na terapia desses pacientes são iniciais apesar de promissores e há necessidade de melhor avaliação do risco benefício dessa conduta. Conclusão: Existem cada vez mais evidências demonstrando que a anemia pode piorar a função cardíaca e os sintomas em pacientes com ICC, sendo a correção benéfica para tais pacientes, principalmente a correção por uso de eritropoietina se bem dosada poderá ser a “ chave” para conduzir o tratamento.
Palabras clave : Anemia
Insuficiência renal crônica
Síndrome anemia cardiorrena
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17236
Fecha de publicación : 23-mar-2015
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Leonam Nascimento Costa Copy.pdf764,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.