Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/17219
Tipo: Dissertação
Título: Estratégias pró-ativas da diversidade sexual nas organizações
Autor(es): Brito, Jaqueline Gil
Autor(es): Brito, Jaqueline Gil
Abstract: O objetivo desta pesquisa é propor e desenvolver estratégias pró-ativas da gestão da diversidade sexual nas organizações. As teorias que fundamentam esta pesquisa referem-se ao campo da diversidade cultural, gestão da diversidade sexual com um enfoque na questão da aprendizagem. A pesquisa é de caráter qualitativo, biográfico, exploratório baseada em entrevistas semiestruturadas realizadas em dois momentos. A pesquisa baseou-se na experiência profissional e organizacional vivida por onze pessoas de organizações públicas e privadas que se identificam como lésbicas e gays. Os resultados da pesquisa geram um conjunto de estratégias pró-ativas de gestão da diversidade sexual: A Estratégia de Aprendizagem Celebrativa é aquela que através da celebração busca quebrar as resistências com relação à diversidade sexual. A Estratégia de Aprendizagem Formativa é a que enseja o aprendizado através da informação para lidar da melhor forma possível com as diferenças. E através da Estratégia de Aprendizagem Institucionalizadora, as pessoas criam suas próprias regras e códigos a partir de um contexto de aprendizagem baseado no convívio com a diversidade sexual. The aim of this research is to propose and develop proactive strategies of the sexual diversity in organizations. The theories behind this research are related to the field of cultural diversity and sexual diversity management with a focus on the issue of learning. The research is qualitative, biographical and exploratory based on semi-structured interviews conducted in two stages. The research was based on professional and organizational experience lived by eleven people from public and private organizations that identify themselves as lesbians and gays. The research results generate a set of proactive strategies of sexual diversity management. The Celebrative Learning Strategy” this strategy that which through the celebration seeks to break the resistances related to sexual diversity. “The Formative Learning Strategy”, is the strategy that enables the learning through the information to deal through the best way with the differences. And through “The Institutional Learning Strategy”, people create their own rules and codes from the learning environment based on coexistence with sexual diversity.
Palavras-chave: Estratégias pró-ativas
Aprendizagem
Gestão
Diversidade sexual
Organizações
Proactive strategies
Learning
Management
Sexual diversity
Organizations
País: brasil
Sigla da Instituição: EAUFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17219
Data do documento: 20-Mar-2015
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO JAQUELINE FINAL REVISADA 19-11 PDF 2.pdf714,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.