Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/17219
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDavel, Eduardo Paes Barreto-
dc.contributor.authorBrito, Jaqueline Gil-
dc.creatorBrito, Jaqueline Gil-
dc.date.accessioned2015-03-20T19:13:27Z-
dc.date.available2015-03-20T19:13:27Z-
dc.date.issued2015-03-20-
dc.date.submitted2014-09-01-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17219-
dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa é propor e desenvolver estratégias pró-ativas da gestão da diversidade sexual nas organizações. As teorias que fundamentam esta pesquisa referem-se ao campo da diversidade cultural, gestão da diversidade sexual com um enfoque na questão da aprendizagem. A pesquisa é de caráter qualitativo, biográfico, exploratório baseada em entrevistas semiestruturadas realizadas em dois momentos. A pesquisa baseou-se na experiência profissional e organizacional vivida por onze pessoas de organizações públicas e privadas que se identificam como lésbicas e gays. Os resultados da pesquisa geram um conjunto de estratégias pró-ativas de gestão da diversidade sexual: A Estratégia de Aprendizagem Celebrativa é aquela que através da celebração busca quebrar as resistências com relação à diversidade sexual. A Estratégia de Aprendizagem Formativa é a que enseja o aprendizado através da informação para lidar da melhor forma possível com as diferenças. E através da Estratégia de Aprendizagem Institucionalizadora, as pessoas criam suas próprias regras e códigos a partir de um contexto de aprendizagem baseado no convívio com a diversidade sexual. The aim of this research is to propose and develop proactive strategies of the sexual diversity in organizations. The theories behind this research are related to the field of cultural diversity and sexual diversity management with a focus on the issue of learning. The research is qualitative, biographical and exploratory based on semi-structured interviews conducted in two stages. The research was based on professional and organizational experience lived by eleven people from public and private organizations that identify themselves as lesbians and gays. The research results generate a set of proactive strategies of sexual diversity management. The Celebrative Learning Strategy” this strategy that which through the celebration seeks to break the resistances related to sexual diversity. “The Formative Learning Strategy”, is the strategy that enables the learning through the information to deal through the best way with the differences. And through “The Institutional Learning Strategy”, people create their own rules and codes from the learning environment based on coexistence with sexual diversity.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstratégias pró-ativaspt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectDiversidade sexualpt_BR
dc.subjectOrganizaçõespt_BR
dc.subjectProactive strategiespt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectManagementpt_BR
dc.subjectSexual diversitypt_BR
dc.subjectOrganizationspt_BR
dc.titleEstratégias pró-ativas da diversidade sexual nas organizaçõespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.departamentEscola de Administração da Universidade Federal da Bahiapt_BR
dc.publisher.initialsEAUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO JAQUELINE FINAL REVISADA 19-11 PDF 2.pdf714,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.