Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/17107
Tipo: Dissertação
Título: Peso, composição corporal e distribuição de gordura corporal de mulheres em quimioterapia adjuvante para o câncer de mama: um estudo de acompanhamento
Autor(es): Souza, Catarina Lôbo Santos
Autor(es): Souza, Catarina Lôbo Santos
Abstract: Introdução: A quimioterapia adjuvante é tratamento de escolha para destruição das micro-metástases não detectáveis ao diagnóstico do câncer. Este tratamento parece induzir ganho de peso e influenciar negativamente os compartimentos corporais em mulheres com diagnostico do câncer de mama. Objetivo: verificar a ocorrência de alterações no peso, composição e distribuição de gordura corporal em mulheres submetidas à quimioterapia adjuvante para o câncer de mama, assim como investigar seus fatores associados. Métodos: estudo longitudinal avaliou vinte e sete mulheres, com diagnostico de câncer de mama, em três momentos: T0- antes, T1- durante e T2- após conclusão da quimioterapia adjuvante. Foram realizadas medidas antropométricas de peso, altura, circunferência da Cintura (CC), circunferência do quadril (CQ), circunferência do braço (CB) e pregas cutâneas. Foi avaliado o consumo calórico por registro alimentar, nível de atividade física pelo International Physical Activity Questionnare (IPAQ). Além disso, foi colhido em prontuário estadiamento clínico (EC), receptividade hormonal (RH), protocolo quimioterápico e uso de corticoides. As mulheres informaram o estado climatérico. A análise estatística descritiva foi apresentada em media, desvio-padrão e distribuição proporcional. As diferenças nas médias das variáveis dependentes (peso, CC, RCQ e gordura corporal) nos momentos de avaliação (T0, T1 e T2) foram verificadas por Anova de medidas repetidas. O Modelo Linear Misto para dados de medidas repetidas foi utilizado para explicar as alterações das variáveis dependentes em função das variáveis independentes (nível de atividade física, consumo alimentar, EC, RH e estado climatérico). Resultados: A maior parte das mulheres era pré-menopausada (59,3%), em EC II (59%), receptoras de estrogênio positivo (74%), ativas (59,3%), utilizaram protocolo quimioterápico AC-T(66,7%), corticoide no regime quimioterápico (77,8%), com consumo calórico 1568,53 kcal/dia. Foi verificado que o peso, a CC e a gordura corporal tiveram aumento entre o momento intermediário e final da quimioterapia (T1-T2) de 1,95kg (p=0,01), 2,04 cm (p=0,04), 1,15kg (p=0,02), respectivamente. A diferença entre os valores médios da RCQ não foram estatisticamente significante nos momentos de avaliação (p=0,92). O consumo calórico foi à única variável independente relacionada com a mudança nas medidas de peso e gordura corporal total. Não foi encontrado fator que se relacionasse com a elevação na CC. Conclusão: Sabendo-se que existem efeitos adversos no estado nutricional após submissão à quimioterapia adjuvante, recomendam-se práticas e políticas públicas de intervenção nutricional no combate ao ganho de peso e obesidade em mulheres diagnosticadas com câncer de mama.
Palavras-chave: Câncer de mama
Quimioterapia
Composição corporal
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Nutrição
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17107
Data do documento: 9-Mar-2015
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGANS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Catarina_Lôbo_Santos_de_Souza.pdf2,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.