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Title: O estado da arte sobre o REUNI
Authors: Baptista, Carolinne Montes
Araújo, Rafaela Alves Quadros de
Fontes, Cláudia Pereira
Pinheiro, Irlurdes Alves
Veras, Renata Meira
Keywords: REUNI;Universidade;Democratização do acesso
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Federal de Santa Catarina
Citation: ANDRADE, D.C.T.et al. A Gestão Pública e o REUNI: Entre o Social e o Gerencial. Unincor. Três Corações, MG, v.9, nº2, 2011. ARANHA, A.V.S.; PENA, C.S.; RIBEIRO, S.H.R. Programa de Inclusão na UFMG: o efeito do bônus do REUNI nos quatro primeiros anos de vigência- um estudo sobre acesso e permanência. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.28 , nº.4 , 2012. ARAÚJO, M.A.D.; PINHEIRO, H.D. Reforma gerencial do Estado e rebatimentos no sistema educacional: um exame do REUNI. Ensaio, Belo Horizonte, v.18, nº69, p.647- 668, out/dez, 2010. BRASIL. Ministério da Educação. Universidade Federal da Bahia. Plano de Expansão e Reestruturação da Arquitetura Curricular na Universidade Federal da Bahia: Termo de Referência. Salvador, 28 jul.2007.BRITO, E.; HEIDEN, R. Entre a Reestruturação e a Expansão das Universidades Federais: movimentos que singularizam a travessia na UFPEL. Pelotas, RS, 2011. COSTA, D.M. et al. Aspectos da Reestruturação das Universidades Federais por meio do REUNI – um estudo no estado de Santa Catarina. Revista Gual, Florianópilis, SC, edição especial, p. 01-24, 2011. COSTA, D.M.; COSTA, A.M.; BARBOSA, F. V. Financiamento público e expansão da educação superior federal no Brasil: o REUNI e as perspectivas para o REUNI 2. Revista Gual, Florianópolis, SC, v.6, nº1, p.106-127, jan.2013. EMBIRUÇU, M.; FONTES, C.H.; KALID, R. A. Um modelo para o dimensionamento do corpo docente para o apoio à tomada de decisão no planejamento de instituições de ensino superior. Produção, v.23, nº1, p.189-204, jan./mar.2013. FERREIRA, N. S. A. Pesquisa em leitura: Um estudo dos resumos de dissertações de mestrado e teses de doutorado defendidas no Brasil, de 1980 a 1995. Tese de doutorado, Faculdade de Educação da UNICAMP. Campinas, 1999. HANSEN, G.L. et al. Mudança Estrutural da Esfera Pública: Cinquenta anos de um texto atual e multifacetado. Revista Problemata, v.3, nº2, p.101-126, 2012. MACEDO, B.T.F; VERAS, R.M; LEMOS, D. A Trajetória da Criação dos Bacharelados Interdisciplinares na Universidade Federal da Bahia. Revista Avaliação, Campinas, 2013. MELO, P. A.; MELO, M. B.; NUNES, R.S. A Educação à Distância como Política de Expansão e Interiorização da Educação Superior no Brasil. Revista Ciências da Administração, v.11, nº24, p.278-304, maio/ago, 2009. LIMA, L.C.; AZEVEDO,M.L.N.; CATANI, A,M,C. O Processo de Bolonha, a avaliação da educação superior e algumas considerações sobre a Universidade Nova. Revista Avaliação, Campinas, SP, v.13, nº1, p. 7-36, marc.2008. LIMA, P.G. Políticas de educação superior no Brasil na primeira década do século XXI: alguns cenários e leituras. Revista Avaliação, Sorocaba, SP, v.18, nº1, marc.2013. MOURÃO, P.A.L. Análise da Medida Provisória 525/2011: ampliação da contratação temporária de professores substitutos e “precarização” do trabalho docente nas universidades federais. Revista Eletrônica do curso de direito de UFSM, v.6, nº3, 2011. PIMENTEL, A. et al. UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. Bacharelados Interdisciplinares: projeto pedagógico. Salvador, 2008. Disponível em: http://cacetufba.files.wordpress.com/2009/10/projetobicompleto.pdf.PROJETO - acesso em 12 de Dezembro de 2012. PRESTES, E.M.T.; JEZINE, E.; SCOCUGLIA, A,C. Democratização do Ensino Superior Brasileiro: O caso da Universidade Federal da Paraíba. Revista Lusófona de Educação, Lisboa, PT, nº21, 2012. RIBEIRO, D. Universidade para quê? Brasília: Editora UnB, 1986. SANTOS, B. S; ALMEIDA FILHO, N.A. A Universidade no Século XXI: Para uma Universidade Nova. Coimbra, 2008. ROSSATO, R. Universidade: nove séculos de história. 2ªed.Passo Fundo: UPF, 2005. TEIXEIRA, A. Ensino superior no Brasil: análise e interpretação de sua evolução até 1969. Rio de Janeiro: EDUFRJ, 2005. TONEGUTTI, C; MARTINEZ, M. A Universidade Nova, o Reuni e a queda da universidade pública, 2010.
Abstract: Ao longo do século XX, surgiram movimentos que almejaram reestruturar a Universidade no mundo e no Brasil, por exemplo, o movimento da Universidade Nova e o REUNI (Programa de Apoio a Planos de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais). Dentre os diversos objetivos do REUNI, destacam-se a criação de estratégias para ampliação do acesso e permanência na Universidade, consolidação de políticas educacionais nacionais de expansão do ensino superior público, entre outros. Tendo em vista se tratar de um programa relativamente novo, como também tendo observado que a maioria das universidades federais aderiu ao REUNI, torna-se necessário um estudo que contemple os seus aspectos em maior profundidade. Portanto, o presente artigo apresenta um estudo do estado da arte acerca das publicações sobre o REUNI, buscando explanar tudo que vem sendo discutido no meio científico sobre o programa. A partir de uma busca em três bases de dados eletrônicas, concluiu-se que foram encontrados poucos artigos científicos sobre o REUNI que o descrevessem em profundidade, o que revela uma falta de produção científica sobre o tema. Além disso, o que já existe contempla muito pouco resultados do REUNI nas universidades, dificultando uma avaliação consistente do programa, até para justificar a sua continuidade como política permanente.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114850
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16466
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