Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/16079
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Avaliação de parâmetros cardiovasculares, ventilatórios e hemogasométricos de coelhos anestesiados com isofluorano ou sevofluorano e submetidos à ventilação espontânea ou controlada a volume
Otros títulos : Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia
Autor : Carneiro, R. L.
Nunes, N.
Lopes, P. C. F.
Moro, J. V.
Uscategui, R. R.
Moraes, V. J.
Martins Filho, E. F.
Gomes Júnior, D. C.
Costa Neto, João Moreira da
metadata.dc.creator: Carneiro, R. L.
Nunes, N.
Lopes, P. C. F.
Moro, J. V.
Uscategui, R. R.
Moraes, V. J.
Martins Filho, E. F.
Gomes Júnior, D. C.
Costa Neto, João Moreira da
Resumen : Avaliaram-se as ventilações mecânica controlada a volume e espontânea, por meio das variáveis hemogasométricas, cardiovasculares e ventilométricas. Distribuíram-se 28 coelhos nos grupos: GIVC (isofluorano e ventilação controlada a volume), GIVE (isofluorano e ventilação espontânea), GSVC (sevofluorano e ventilação controlada a volume) e GSVE (sevofluorano e ventilação espontânea). Induziu-se por máscara, com isofluorano (GIVE e GIVC) ou sevofluorano (GSVE e GSVC) a 1,5 CAM, em oxigênio a 100%. Para manutenção anestésica, reajustou-se para 1 CAM. No GIVC e no GSVC, administrou-se rocurônio, na dose de 0,6mg/kg, seguida de infusão contínua na mesma dose de 0,6mg/kg/h. No GIVE e no GSVE, foi administrado NaCl 0,9% em vez de rocurônio. Iniciou-se a ventilação controlada ajustando-a de maneira a obter capnometria entre 35 e 45mmHg. Mensuraram-se os parâmetros 60 minutos após a indução anestésica (M0), 15 minutos após o bolus de rocurônio ou NaCl 0,9% (M15) e a cada 15 minutos (M30, M45 e M60). Evidenciou-se hipercapnia e acidose em GIVC, GSVC e GSVE. Concluiu-se que a ventilação mecânica controlada a volume não foi capaz de manter a normocapnia em coelhos, gerando acidose, principalmente quando se utilizou sevofluorano. O uso do isofluorano demonstrou maior estabilidade anestésica que o sevofluorano nesta.
Palabras clave : Coelho
Anestesia inalatória
Lagomorfos
Respiração mecânica
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16079
Fecha de publicación : 2013
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (EMV)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
10.1590-S0102-09352013000400009.pdf509,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.