Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/16023
Tipo: Dissertação
Título: Ensino de Matemática: iniciativas inovadoras no Centro de Ensino de Ciências da Bahia (1965-1969)
Autor(es): Freire, Inês Angélica Andrade
Autor(es): Freire, Inês Angélica Andrade
Abstract: O Centro de Ensino de Ciências da Bahia (CECIBA) foi um dos seis centros implantados no Brasil, na década de 60 do séc. XX, pelo Ministério da Educação em parceria com Universidades e Secretarias de Educação em diferentes regiões do país com o objetivo de uma renovação no ensino secundário de ciências. Com o incentivo de recursos federais, professores universitários de diversas áreas de conhecimento, tais como, Física, Química, Biologia e Matemática, produziram, implantaram e desenvolveram projetos de modernização do ensino secundário, mediante, principalmente, mas não exclusivamente, a atualização de professores do ensino secundário. Este trabalho teve como objetivo analisar historicamente as atividades desenvolvidas pela Secção Científica de Matemática do CECIBA no período de sua existência, isto é, entre os anos de 1965 e 1969, com a meta de introduzir a matemática moderna nas escolas secundárias da Bahia. Estes projetos foram coordenados por Omar Catunda, diretor do Instituto de Matemática e Física da Universidade da Bahia e Martha Dantas, professora da disciplina de Didática Especial de Matemática do curso de Matemática da Faculdade de Filosofia da Universidade da Bahia, dois líderes importantes do Movimento da Matemática Moderna no Brasil e na América Latina. Um dos aspectos mais importante destes projetos foi o ensino da geometria por meio das transformações geométricas, realizado com o auxílio de manuais produzidos localmente, testados em classes experimentais regidas por professores que estavam sendo atualizados em serviço. Para o desenvolvimento do trabalho, a base documental foi selecionada, a partir do Arquivo do CECIBA, de forma a propiciar o diálogo com as questões norteadoras do estudo: estruturação do centro, formação dos professores, produção de idéias e práticas matemáticas, relações – nacionais e internacionais - com o Movimento da Matemática Moderna.
Palavras-chave: História da Matemática
Centro de Ensino de Ciências da Bahia
Matemática Moderna
Ensino de Geometria
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16023
Data do documento: 10-Set-2014
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Inês Angélica Andrade Freire.pdf1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.