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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/16023
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDias, André Luís Mattedi-
dc.contributor.authorFreire, Inês Angélica Andrade-
dc.creatorFreire, Inês Angélica Andrade-
dc.date.accessioned2014-09-10T14:09:05Z-
dc.date.available2014-09-10T14:09:05Z-
dc.date.issued2014-09-10-
dc.date.submitted2009-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16023-
dc.description.abstractO Centro de Ensino de Ciências da Bahia (CECIBA) foi um dos seis centros implantados no Brasil, na década de 60 do séc. XX, pelo Ministério da Educação em parceria com Universidades e Secretarias de Educação em diferentes regiões do país com o objetivo de uma renovação no ensino secundário de ciências. Com o incentivo de recursos federais, professores universitários de diversas áreas de conhecimento, tais como, Física, Química, Biologia e Matemática, produziram, implantaram e desenvolveram projetos de modernização do ensino secundário, mediante, principalmente, mas não exclusivamente, a atualização de professores do ensino secundário. Este trabalho teve como objetivo analisar historicamente as atividades desenvolvidas pela Secção Científica de Matemática do CECIBA no período de sua existência, isto é, entre os anos de 1965 e 1969, com a meta de introduzir a matemática moderna nas escolas secundárias da Bahia. Estes projetos foram coordenados por Omar Catunda, diretor do Instituto de Matemática e Física da Universidade da Bahia e Martha Dantas, professora da disciplina de Didática Especial de Matemática do curso de Matemática da Faculdade de Filosofia da Universidade da Bahia, dois líderes importantes do Movimento da Matemática Moderna no Brasil e na América Latina. Um dos aspectos mais importante destes projetos foi o ensino da geometria por meio das transformações geométricas, realizado com o auxílio de manuais produzidos localmente, testados em classes experimentais regidas por professores que estavam sendo atualizados em serviço. Para o desenvolvimento do trabalho, a base documental foi selecionada, a partir do Arquivo do CECIBA, de forma a propiciar o diálogo com as questões norteadoras do estudo: estruturação do centro, formação dos professores, produção de idéias e práticas matemáticas, relações – nacionais e internacionais - com o Movimento da Matemática Moderna.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória da Matemáticapt_BR
dc.subjectCentro de Ensino de Ciências da Bahiapt_BR
dc.subjectMatemática Modernapt_BR
dc.subjectEnsino de Geometriapt_BR
dc.titleEnsino de Matemática: iniciativas inovadoras no Centro de Ensino de Ciências da Bahia (1965-1969)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesSilva, Maria Célia Leme da-
dc.contributor.refereesMenezes, Jaci Maria Ferraz de-
dc.contributor.refereesRibeiro Filho, Aurino-
dc.publisher.departamentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGF)

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