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Tipo: Dissertação
Título: A dança como proposta para ressignificação: o ganho cognitivo no despertar do corpo consciente
Autor(es): Menezes, Camila de Almeida
Autor(es): Menezes, Camila de Almeida
Abstract: Trata-se de estudo acerca da dança como proposta para a ressignificação de adolescentes infratores alojados nas casas de acolhimento de Salvador – FUNDAC (CASE e Cia). Devemos pensar na tessitura da pesquisa engajando a dança como condição propulsora para um desenvolvimento cognitivo mais consciente para os menores infratores sob a luz do Estatuto da Criança e Adolescente – ECA. Iniciaremos com a evolução histórica no tratamento da criança e adolescente frente à realidade das entidades de acolhimento. Analisa-se a legislação Brasileira relativa à infância e a adolescência e os aparatos legais na construção histórica da percepção do menor como condição de pessoa em desenvolvimento, possuidora de necessidades especiais, como também, o conceito, espécies e a aplicação das medidas socioeducativas, e por fim, a consideração da dança como um efeito potencializador no processo de ressignificação – autoconhecimento, ensejando uma experiência motriz para ganho de conhecimento no trato da vivência cognitiva, repercutindo na condição de reingresso na sociedade com o despertar do corpo que dança.
Palavras-chave: Estatuto da criança e adolescente
Medidas socioeducativas
Dança
Cognição
Ressignificação
País: Brasil
Sigla da Instituição: PPGDANCA-UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós Graduação em Dança
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15832
Data do documento: 8-Set-2014
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