Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15407
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Avaliando o nível de satisfação dos usuários finais do SIAFI: um estudo de caso
Autor : Suzart, Janilson Antonio da Silva
Rocha, Joseilton Silveira da
Souza, Antônio Ricardo de
metadata.dc.creator: Suzart, Janilson Antonio da Silva
Rocha, Joseilton Silveira da
Souza, Antônio Ricardo de
Resumen : As tecnologias de informação e comunicação vêm influenciando as atividades humanas, ao longo das últimas décadas. De diversas maneiras, as tecnologias mudam a forma como as pessoas trabalham, relacionam-se e comunicam-se. Estas tecnologias atuam diretamente no ambiente, exigindo que as pessoas e as organizações se adaptem e alterem os padrões socialmente estabelecido. Aumento de produtividade, redução de custos, melhorias no desempenho organizacional são algumas das vantagens atribuídas ao uso de tecnologia pelas organizações. Em razão disto, na atualidade, as organizações, tanto do setor privado quanto do público, vêm investido em tecnologia. Porém, avaliar o impacto destes investimentos é uma tarefa bastante complexa. Dentre outras formas possíveis, a literatura especializada destaca que o nível de satisfação dos usuários de uma tecnologia é uma medida indireta do seu desempenho e que pode ser utilizada em sua avaliação, bem como, na avaliação dos investimentos associados à tecnologia. Entretanto, existem poucas pesquisas empíricas acerca deste fenômeno no setor público. Esta pesquisa se propõe a analisar se a mesuração do nível de satisfação dos usuários é válida para compreender o desempenho de uma tecnologia utilizada no setor público. O objeto de estudo escolhido foi o Siafi, uma das principais ferramentas tecnológicas do governo federal brasileiro. No desenvolvimento da pesquisa foi apurado o nível de satisfação dos usuários finais do Siafi através de uma Survey da Qual participaram 77 usuários. Para isto, foram utilizados o modelo e o instrumento desenvolvidos por Doll e Torkzadeh (1988), para mensuração do níveo de satisfação dos usuários finais. A técnica estatística empregada foi a análise fatorial confirmatória, através do método de extração dos componentes principais e do método de rotação varimax. A quantidade de fatores encontrados, cinco, foi idêntica a do modelo original utilizado. Os índices de adequação do modelo demonstraram que este apresenta uma boa adequação. O modelo fatorial encontrado exibiu uma boa capacidade explicativa, apresentando comunalidades superiores a 0,7. Os resultados da pesquisa validaram o modelo utilizado para a mensuração do nível de satisfação dos usuários de uma tecnologia do setor público. De acordo com estes resultados, os usuários finais do Siafi demonstram uma pequena satisfação com esta tecnologia. Apenas no fator "formato", os usuários demonstram alguma satisfação, sendo que a insatisfação foi percebida nos fatores "precisão" e "facilidade de uso". Entretanto esta constatação é limitada pela análise de respostas de usuários de uma única ferramenta tecnológica: Siafi.
Palabras clave : Investimentos em tecnologia
SIAF
Satisfação dos usuários finais
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : IRSPM Latin America 2011
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15407
Fecha de publicación : 2011
Aparece en las colecciones: Trabalho Apresentado em Evento (Faculdade de Ciências Contábeis)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Avaliando o nível de satisfação dos usuários finais do SIAFI - estudo de caso.pdf3,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.