DSpace

RI UFBA >
Instituto de Psicologia >
Artigos Publicados em Periódicos (PSI) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15323

Title: O impacto do temperamento infantil, da responsividade e das práticas educativas maternas nos problemas de externalização e na competência social da criança
Other Titles: Psicologia: Reflexão e Crítica
Authors: Alvarenga, Patrícia
Piccinini, Cesar A.
Keywords: Temperamento;Responsividade;Práticas educativas parentais
Issue Date: 2007
Abstract: O estudo investigou o impacto do temperamento infantil, da responsividade materna e das práticas educativas maternas, nos problemas de externalização e na competência social de crianças. Participaram 23 díades mãe-criança de diferentes níveis socioeconômicos. No 3º mês de vida do bebê avaliou-se o temperamento da criança e a responsividade materna. No 30º mês de vida da criança foram investigadas as práticas educativas maternas, os problemas de externalização e a competência social das crianças. Análise de regressão linear múltipla revelou que somente as práticas educativas foram fatores significativos para explicar a variância nos problemas de externalização e na competência social. Discute-se a relevância das práticas parentais e as limitações da avaliação do temperamento e responsividade materna como preditores para a compreensão do desenvolvimento social.
Description: p. 314-323
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15323
ISSN: 0102-7972
Appears in Collections:Artigos Publicados em Periódicos (PSI)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
0102-79722007000200018.pdf137.63 kBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA