Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Alvarenga, Patrícia | - |
dc.contributor.author | Piccinini, Cesar Augusto | - |
dc.creator | Alvarenga, Patrícia | - |
dc.creator | Piccinini, Cesar Augusto | - |
dc.date.accessioned | 2014-07-28T19:20:41Z | - |
dc.date.available | 2014-07-28T19:20:41Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.issn | 0102-7972 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15323 | - |
dc.description | p. 314-323 | pt_BR |
dc.description.abstract | O estudo investigou o impacto do temperamento infantil, da responsividade materna e das práticas educativas maternas, nos problemas de externalização e na competência social de crianças. Participaram 23 díades mãe-criança de diferentes níveis socioeconômicos. No 3º mês de vida do bebê avaliou-se o temperamento da criança e a responsividade materna. No 30º mês de vida da criança foram investigadas as práticas educativas maternas, os problemas de externalização e a competência social das crianças. Análise de regressão linear múltipla revelou que somente as práticas educativas foram fatores significativos para explicar a variância nos problemas de externalização e na competência social. Discute-se a relevância das práticas parentais e as limitações da avaliação do temperamento e responsividade materna como preditores para a compreensão do desenvolvimento social. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722007000200018 | pt_BR |
dc.subject | Temperamento | pt_BR |
dc.subject | Responsividade | pt_BR |
dc.subject | Práticas educativas parentais | pt_BR |
dc.title | O impacto do temperamento infantil, da responsividade e das práticas educativas maternas nos problemas de externalização e na competência social da criança | pt_BR |
dc.title.alternative | Psicologia: Reflexão e Crítica | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.identifier.number | v. 20, n. 2 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (IPS)
|