Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15016
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Entre o Carlo R. e o Orleannais: a saúde pública e a profilaxia marítima no relato de dois casos de navios de imigrantes no porto do Rio de Janeiro, 1893-1907
Título(s) alternativo(s): História, Ciências, Saúde-Manguinhos
Autor(es): Rebelo, Fernanda
Autor(es): Rebelo, Fernanda
Abstract: Aborda as mudanças ocorridas nas práticas da profilaxia marítima brasileira. Por meio de dois casos de navios de imigrantes, que chegaram ao porto do Rio de Janeiro com epidemias a bordo, são analisados a compreensão sobre a etiologia, a forma de prevenção e o combate às três doenças com regulamentação portuária internacional: febre amarela, peste bubônica e cólera. Até o final do século XIX, uma das principais práticas de profilaxia era a quarentena. No início do XX, identificamos a emergência do ideário da microbiologia e dos vetores no serviço sanitário dos portos. A quarentena, que já vinha sendo criticada como antiquada e ineficaz, é limitada a alguns casos, e novos métodos e tecnologias da higiene passam a ser aplicados na defesa sanitária dos portos.
Palavras-chave: Imigração
Porto do Rio de Janeiro, Brasil
Saúde pública
História
Brasil
País: Brasil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15016
Data do documento: 2013
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (IHAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
0104-5970-hcsm-20-03-0765.pdf399,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.