Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/14991
Tipo: Artigo de Periódico
Título: GESTÃO DE INVESTIMENTOS: UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE INDICADORES CONTÁBEIS E O RETORNO ANORMAL DAS EMPRESAS ABERTAS BRASILEIRAS
Autor(es): Rocha, Joseilton Silveira da
Castro, Miguel Angel Rivera
Autor(es): Rocha, Joseilton Silveira da
Castro, Miguel Angel Rivera
Abstract: As empresas percebem que a sua continuidade está vinculada a atender, da forma mais eficiente possível, às necessidades estabelecidas pelo mercado. As empresas brasileiras do setor químico e siderúrgico têm desenvolvido estratégias com a fiinalidade de criar valor para seus acionistas. Para medir essa criação de valor existem duas opções: medidas de desempenho tradicionais, tais como o ROA e EBITDA e novas medidas de desempenho, entre as que se destaca o EVA. Este trabalho tem como objetivo medir a relação entre os indicadores de desempenho tradicionais ROA e EBITDA (em termos de variação percentual anual) e o EVA® com o retorno anormal das ações das empresas brasileiras. Para tanto, foi levantado os dados de 214 empresas que compõem a Bovespa e disponibilizados na base de dados Economática entre os anos 2003 a 2007. No primeiro momento foi analisado o grau de relacionamento entre as variáveis e o retorno anormal para em seguida aplicar regressões múltiplas e assim identificar se a variável EVA® tem poder explicativo sobre a variável retorno anormal. Os resultados sugerem que o EVA® não tem um alto grau de relacionamento nem uma correlação significativa com os retornos anormais das ações e não tem capacidade explicativa do retorno anormal, sugerindo que a medida de desempenho que leva em conta o custo de oportunidade dos recursos investidos na companhia por credores e acionistas não fornece conteúdo explicativo para o retorno anormal das ações.
Palavras-chave: Indicadores de desempenho
EVA
Retorno anormal
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: ENEGEP
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14991
Data do documento: 2008
Aparece nas coleções:Trabalho Apresentado em Evento (Faculdade de Ciências Contábeis)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.